O motorista que precisa passar pelo trecho da avenida Doutor Francisco Junqueira, entre a rua Tibiriça e a Cerqueira César, na região central de Ribeirão Preto, precisa ter paciência ou apelar para rotas alternativas. Até a noite desta quinta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o cruzamento da via com a rua Visconde de Inhaúma ficará interditado para a continuidade da obra de construção de uma ponte sobre o córrego Retiro Saudoso, pelo programa Ribeirão Mobilidade.
Nesta quarta-feira, 14 de novembro, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) interditou duas faixas e apenas uma pista foi liberada ao tráfego de veículos. O acesso á rua Visconde de Inhaúma também foi fechado. Também anunciou alterações no serviço de transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto por causa da interdição da Visconde de Inhaúma, no trecho entre a Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco.
Três linhas de ônibus – 110-Quintino I, 301-Avelino Palma e 311-Expresso Avelino – passarão a cumprir outro itinerário. Os ônibus vão seguir na Francisco Junqueira até a rua Cerqueira César, Visconde do Rio Branco e Visconde de Inhaúma, retomando ao seus itinerários normais.
A V Quattro Engenharia Ltda., de Osasco (SP), venceu a licitação para construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso com proposta de R$ 2,208 milhões. A ponte que vai ligar a rua José Bonifácio, na Baixada, à Paraíba, nos Campos Elíseos, está 90% pronta.
Outras duas estão sendo construídas na Francisco Junqueira, sobre o córrego Retiro Saudoso. Uma vai ligar a rua Barão do Amazonas à Benjamin Constant e a outra é a da Visconde de Inhaúma, que vai ter ligação com a Tamandaré. Segundo o cronograma divulgado pela prefeitura, a primeira obra está 75% concluída e a outra, com 70%. As intervenções estão sendo construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana.
A Transerp também anunciou novas alterações na malha viária por causa das obras de substituição da rede de esgoto na avenida Jerônimo Gonçalves. A partir desta quinta-feira, chegarão à rua Florêncio de Abreu e será necessário o fechamento da alameda Tupi, ao lado do Terminal Urbano de ônibus Doutora Evangelina de Carvalho Passig. Para acessar a Vila Tibério pela Florêncio de Abreu, os motoristas deverão utilizar a Jerônimo Gonçalves no sentido da Câmara, virando à direita na rua Felipe Camarão e na Elpídio Gomes. Ou, ainda, utilizar a Jerônimo Gonçalves no sentido da Doutor Francisco Junqueira, virando à esquerda na rua Santos Dumont ou na rua Martinico Prado.
Para os ônibus que precisam acessar o Terminal Rodoviário, estes devem seguir pela avenida Jerônimo Gonçalves e utilizar a baia interna reservada aos ônibus urbanos defronte ao terminal, acessando a alameda Tupi. Outra alternativa seria utilizar a avenida Elpídio Gomes e alamedas Botafogo e Tupi. Os passageiros que usam o Terminal Rodoviário para embarque e desembarque deverão utilizar a Jerônimo Gonçalves e as duas baias internas ao terminal. Por causa da nova etapa da obra, várias linhas tiveram os itinerários alterados. A relação está no portal oficial da prefeitura de Ribeirão Preto (www. ribeiraopreto.sp.gov.br).