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Obra em viaduto entra em nova fase 

Empresa responsável fez a concretagem da viga de cabeceira do pontilhão (Alfredo Risk)
(Alfredo Risk)

A construção do viaduto da avenida Brasil sobre a Mogiana, na Zona Norte de Ribeirão Preto, entrou em nova fase. Nesta semana, os trabalhadores começaram a instalar a rampa de acesso que conduzirá os veículos daquele ponto para a avenida Thomaz Alberto Whately, onde há outro viaduto do Programa Ribeirão Mobilidade.  
 
Esta etapa levará de sete a dez dias para ser executada e, em seguida, começa a instalação da outra rampa. Também chamada de terra armada, a rampa seguirá até o início do pontilhão sobre a linha férrea da VLT, na avenida Brasil, cuja ampliação faz parte do mesmo contrato da obra de construção do viaduto.  
 
Paralelamente às ações realizadas no viaduto, a empresa responsável pelo contrato faz a concretagem da viga de cabeceira do pontilhão, que fica a cerca de 100 metros do viaduto. Depois de pronto, ele terá 15 metros, dobrando de tamanho. Enquanto isso, outra equipe realiza a pavimentação da avenida Brasil, começando no local da obra e seguindo por aproximadamente 600 metros até o viaduto da Thomaz Alberto Whately.  

Guias e sarjetas já foram refeitas no trecho, assim como a revisão e a limpeza da estrutura central, que foi construída pela empresa anterior.  A drenagem da área também já foi garantida, com a instalação de novas galerias de águas pluviais em todo o trecho, que receberá o corredor de ônibus do eixo Norte-Sul. Por ali, circulam 700 mil usuários do transporte coletivo de doze bairros.  
 
A obra remanescente foi retomada em 15 de maio, quatro dias após o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinar a ordem de serviço e 18 meses depois de ser abandonada pela primeira empresa a segunda nem iniciou os trabalhos.  
A Autem Engenharia Ltda., de Jardinópolis, é responsável pela conclusão do equipamento.  
 
O prazo de entrega previsto é de oito meses, com valor de R$ 11.980.492,28. Além do viaduto, a contratação também inclui a construção da segunda parte de um pontilhão sobre a linha férrea, na avenida Brasil. O valor é 27% inferior ao estimado em edital, de R$ 16.42
1.425,48, desconto de R$ 4.444.093,32.
 
 
A homologação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 27 de abril.  A Autem Engenharia é a terceira empresa a assumir a construção do viaduto. A administração Duarte Nogueira projeta que as obras sejam concluídas até o começo de 2024.  
 
O viaduto é uma das 30 obras do Programa Ribeirão Mobilidade. Em 20 de setembro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto rescindiu o contrato com a Ramadam Engenharia e Empreendimentos Ltda. a segunda empresa a assumir a obra. 
 
Unilateral – A rescisão unilateral foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). A Ramadan Engenharia venceu a licitação em abril, mas cinco meses depois ainda não havia reiniciado os trabalhos. A obra estava sob responsabilidade da Contersolo Construtora, que também acabou dispensada pela prefeitura de Ribeirão Preto após paralisar os serviços, em novembro de 2021 .  
 
A Ramadam Engenharia foi a única empresa a apresentar proposta para o prosseguimento da obra. Venceu o certame ao apresentar orçamento de R$ 14.509.365,49. Como a licitação não teve segundo colocado, a administração municipal teve de lançar novo processo licitatório. 
 
Dois anos As obras do viaduto deveriam ter sido entregues em janeiro 2021, quando a prefeitura rescindiu o contrato com a Contersolo Construtora. A empresa reivindicava reajuste do valor do contrato por causa alta dos preços de insumos como o aço.  
 
A intervenção estava orçada inicialmente em R$ 19.870.000 e deveria ter ficar pronta em janeiro de 2021. Quando foi paralisada pela Ramadam Engenharia, 62% dos trabalhos haviam sido concluídos. A prefeitura disse que iria penalizar a empresa com multa de 10% sobre o valor contratado. Ou seja, R$ 1,4 milhão. 
 
Viaduto – Com dez metros de altura, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto será fundamental para o corredor de ônibus Norte-Sul, beneficiando cerca de 700 mil usuários do transporte público. A ponte sobre a linha férrea também será concluída, passando a ter o dobro da largura, com 15 metros.  
 
Ao todo, serão 48 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil metros cúbicos de concreto e 350 toneladas de aço. A obra ainda beneficiará os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil. 
 

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