Apesar das fortes chuvas dos últimos dias, a construção do muro de contenção no córrego Antarctiva, na avenida Antônio e Helena Zerrener, na divisa da Vila Tibério com o Sumarezinho, na Zona Oeste de Ribeirão Preto, continua. Até agora, 20% da obra foi concluída e a previsão de entrega é para fevereiro.
Já foram realizados os serviços de fundação, concretagem da primeira parte da parede do córrego e a instalação de armaduras e amarração. Agora, acontece a montagem das formas para que o restante da parede do canal recebe o concreto, segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas.
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, iniciou as intervenções em 17 de novembro do ano passado A empresa responsável retirou o gradil e o entulho da parede de concreto que cedeu por causa das fortes chuvas, causando desassoreamento. Para fazer a obra, a prefeitura abriu licitação e deu início aos trabalhos de limpeza e de reparo no local.
O serviço está orçado em R$ 214.321,66 e deve ser entregue em 90 dias, em meados de fevereiro de 2024. A erosão ameaça uma das faixas da avenida Antônio e Helena Zerrener. No início de maio, uma parede de contenção ruiu sobre o córrego Antarctica. Em 9 de outubro, também por causa das fortes chuvas, uma árvore desabou – foi arrancada pela raiz. A palmeira estava a poucos metros da parede que havia desabado em maio.
O problema persiste desde o início de março, segundo moradores e comerciantes da região. Segundo eles, a prefeitura de Ribeirão Preto, depois de alertada, instalou cavaletes para que os veículos não utilizassem a faixa da esquerda naquele trecho, sentido Centro-Bairro, próximo ao cruzamento com a rua São Salvador, evitando dar sobrepeso.
A parede de contenção desabou, por isso os cavaletes haviam sido instalados no local pela antiga Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), atual RP Mobi. Porém. o problema, possivelmente causado por erosão, estava aumentando, ainda mais com as chuvas de outubro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou anteriormente que “a obra corrigirá os danos causados pela erosão que havia derrubado um muro de contenção, em maio, e também vai corrigir esta avaria também (sobre a queda da árvore).”
A RP Mobi alerta aos motoristas que, desde 15 de dezembro, o acesso à pista Centro/Bairro da avenida Antônio e Helena Zerrener, a partir do cruzamento com a rua São Salvador, está totalmente interditado. A interdição ocorre para o andamento da obra e para evitar acidentes.