A prefeitura de Ribeirão Preto segue em ritmo intenso para desenvolver as obras contempladas no Programa Ribeirão Mobilidade. A construção do viaduto na avenida Maria de Jesus Condeixa, sobre o córrego Retiro Saudoso, que começou em setembro, já está em fase de implantação dos tubulões de ar comprimido (tipo de fundação utilizado em obras que precisam suportar cargas elevadas) que irão receber os pilares.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, já foram implantadas duas galerias de águas pluviais na pista da avenida Antônio Diederichsen e serão implantadas outras duas na avenida Maria de Jesus Condeixa, próximo ao cruzamento com a Doutor Francisco Junqueira. O próximo passo será o alteamento da rede elétrica para, na sequência, construir os pilares.
“Por questões de segurança, a distância mínima do veículo que passa sobre a ponte e a catenária de energia elétrica tem que ser de oito metros. Teremos, aproximadamente, três mil metros cúbicos de concreto utilizados nesta obra, meia tonelada de aço a serem colocados nessas torres e 27 vigas pré-moldadas protendidas”, explica o chefe da pasta.
Com investimento inicial previsto em R$ 20,18 milhões, a Construtora Hejos foi contratada através de processo licitatório por R$ 15,28 milhões, gerando uma economia de aproximadamente R$ 4,9 milhões aos cofres públicos – cerca de 24,3%. Com prazo de execução de 18 meses, o viaduto irá beneficiar os moradores dos bairros Jardim Castelo Branco, Jardim Iguatemi, Santa Cruz do José Jacques, Vila Seixas, Jardim Macedo, Jardim América e Centro.
A obra irá permitir uma ligação de mais de oito quilômetros, possibilitando o cruzamento direto da Zona Leste com a região Oeste da cidade. A interligação das avenidas Maria de Jesus Condeixa e Antônio Diederichsen irá criar uma conexão direta das avenidas Treze de Maio e Castelo Branco com a avenida Presidente Vargas, eliminando a necessidade de retornos pela Francisco Junqueira.
Ribeirão Mobilidade
O serviço faz parte das 27 obras do Programa Ribeirão Mobilidade, cujo objetivo é oferecer maior qualidade de vida aos usuários do transporte coletivo urbano, garantindo agilidade e fluidez do trânsito, redução dos pontos de congestionamento e criação de conexões diretas de um ponto a outro da cidade e, consequentemente, menos tempo dentro do ônibus.
Ao todo, serão 56 quilômetros de corredores de ônibus percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis, viadutos, recapeamentos asfálticos, duplicação de avenida e abertura de vias públicas que proporcionarão maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Acelerção do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento e o restante, cerca de R$ 190 milhões, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Já foram entregues as três pontes na avenida Francisco Junqueira, a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek – a popular “Estrada das Palmeiras” – e as quatro frentes de recapeamento concluídas e o recape da rua Tapajós. Em execução estão a recuperação da Estrada do Piripau, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, readequação viária da praça Hélio Smidt, prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, o viaduto sobre o córrego Retiro Saudoso, os recapeamentos iniciados em outubro, recapes iniciados em 12 de novembro e o início da implantação do viaduto na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana.