O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, visitaram o canteiro de obras do túnel sob a praça Salvador Spadoni, na avenida Nove de Julho, Jardim Sumaré, que ligará as avenidas Independência e Presidente Vargas, na Zona Sul.
A obra vai beneficiar entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam no local. A intervenção é uma das quatro obras paradas de um total de 30 que integram o pacote do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade).
A Rual Construções e Comércio Ltda., de São Paulo, venceu a licitação que envolve as obras de conclusão do túnel sob a praça Salvador Spadoni. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município de 22 de fevereiro. A prefeitura vai pagar mais R$ 27.185.960,56 e a previsão é que a obra seja concluída em 18 meses, em setembro de 2023.
A obra está muito atrasada. A previsão inicial para conclusão era dezembro do ano passado. O valor original do contrato assinado com a Contersolo Construtora em 2020 era de R$ 19.882.700,02, mas a empresa realizou apenas 14% dos serviços antes de desistir da obra alegando inviabilidade financeira por causa do aumento do preço de insumos como o aço.
No total, o investimento na obra ficará R$ 7.303.260,54 ou 36,7% acima do original. O valor previsto no primeiro edital era de R$ 25.706.975,99. O local foi interditado em agosto de 2020, mas seis meses depois a empresa abandonou a obra alegando que o valor do contrato não seria suficiente para concluir o túnel da praça Salvador Spadoni.
A empresa iniciou a limpeza para a preparação do local e demarcações das intervenções que serão realizadas no decorrer dos trabalhos. Duarte Nogueira ressalta que a obra é complexa e importante do ponto de vista da segurança e fluidez viária. “Uma obra que garantirá uma importante melhoria no tráfego, visto que se trata de um ponto de fluxo intenso e trajeto do futuro corredor de ônibus Presidente Vargas”, explica.
O túnel terá 381 metros de extensão. São 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, além de 19 módulos (nove totalmente fechados e dez de acesso). O equipamento viário será iluminado e terá duas claraboias de ventilação.
Também terá sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas para retirada da água – duas funcionando e uma de reserva – capaz de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.
O acesso do túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, criando um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.
O investimento total no Ribeirão Mobilidade se aproxima de R$ 500 milhões. São R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
O túnel da praça Salvador Spadoni
Valor contratado: R$ 19.882.700,02
Vencedora da licitação: Contersolo Construtora
Início: agosto de 2020
Já realizado: 14%
Previsão inicial: dezembro de 2021
Novo prazo: setembro de 2023
Valor da nova licitação: R$ 27.185.960,56
Aporte: R$ 7.303.260,54
Custo ‘extra’: 36,7%
Empresa: Rual Construções e Comércio Ltda.
O prefeito Duarte Nogueira e o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, visitaram o canteiro de obras na antiga praça Salvador Spadoni