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Obra de ponte no Royal Park chega a sete meses  

Em outubro, a Secretaria de Infraestrutura afirmou que a nova ponte do Royal Park seria concluída este mês; faltam menos de 15 dias 

Em outubro, a Secretaria de Infraestrutura afirmou que a nova ponte do Royal Park seria concluída este mês; faltam menos de 15 dias (Alfredo Risk)

A reconstrução da ponte sobre o ribeirão Preto, na avenida Ubirajara de Souza Roxo, na Zona Sul de Ribeirão Preto, ainda não terminou. A via liga a Rodovia José Fregonesi (SP-328) ao Condomínio Royal Park e ao distrito de Bonfim Paulista. Os trabalhos começaram no final de maio com a demolição do antigo equipamento.

Na época, a administração municipal chegou a anunciar que entregaria a nova ponte em no máximo quatro meses, entre setembro e outubro. Entretanto, no dia 3 de outubro, a Secretaria de Infraestrutura afirmou que os serviços seriam finalizados este mês. Faltam menos de 15 dias para o fim do período. A prefeitura não confirma, mas a intervenção pode terminar em 2025.

Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a Secretaria Municipal de Obras Públicas , informou ao Tribuna que a empresa ASF Engenharia e Negócios Ltda. segue trabalhando normalmente.  Todas as estacas (100%) já foram instaladas na cabeceira da ponte. O bloco de coroamento já foi executado e falta o aterro das cabeceiras e do tabuleiro e a pavimentação.

O preço da obra sofreu novo reajuste em novembro, o segundo desde a assinatura do contrato. A ASF Engenharia e Negócios venceu a licitação ao apresentar a proposta de R$ 1.239.794,62, a ponte teve o primeiro aditamento em 4 de setembro deste ano, no valor de R$ 166.978,32, saltando para R$ 1.406.772,94, alta de 13,47%.

O segundo aditamento foi de R$ 90.041,58, aumento de 6,40% em relação ao preço cobrado pela construtora até setembro, custando agora R$ 1.496.814,53.
O valor atual é 20,73% superior ao de maio, quando o contrato foi assinado, acréscimo de R$ 257.019,91.

Porém, ainda é 37,35% inferior ao previsto no edital de licitação, de R$ 2.389.079,54. São 892.265,01 a menos. Quando a ordem de serviço foi expedida, a prefeitura divulgou que a economia havia sido de 48,11%, desconto de R$ 1.149.284,92.

Estudos técnicos no local demonstraram que os danos causados pelas chuvas exigiram profunda reforma estrutural. Houve infiltração nas laterais e, ao abrir para consertar os danos provocados pelas erosões, os técnicos descobriram uma trinca. A ponte foi interditada em abril do ano passado. A empresa trabalha para entregar a ponte dentro do prazo estabelecido, neste mês de dezembro.

A prefeitura diz que a empresa encontrou uma rocha no terreno, exigindo adequações nas estruturas das estacas de concreto. Essa interferência técnica motivou readequações no projeto original e emprego de máquinas apropriadas. A situação causa transtornos a moradores e motoristas.

A ponte paralela, que tinha mão única, agora tem sentido duplo de direção. As falhas foram causadas pelas fortes chuvas que atingiram Ribeirão Preto entre o final de 2022 e o começo do ano passado. A nova ponte está sendo construída no mesmo local da antiga.

Contará com novo sistema de captação de águas pluviais e um canal de concreto armado ligando as duas pontes, para conter a erosão. Terá vigas pré-moldadas e um vão com 12,6 metros de comprimento e 12 metros de largura, com volume total de 170m³ de concreto.

Terá duas faixas de rolamento de 4,775 metros e duas barreiras rígidas de 0,40m. Uma das pistas está interditada desde o final de 2022. A prefeitura chegou a divulgar, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que a recuperação da ponte levaria seis meses contados a partir da data de interdição.

O projeto executivo da obra foi realizado pelo governo Duarte Nogueira (PSDB) em agosto do ano passado, quando foi emitida a ordem de serviço para a empresa Engemost, vencedora da concorrência pública. Em 2023, dois grandes eventos foram realizados na região, mesmo com a ponte interditada, e muita gente reclamou de lentidão no tráfego na via alternativa.

 

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