O segundo encontro do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto será neste sábado, 29 de fevereiro, a partir das 16 horas. A reunião será na sede da entidade, na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no Jardim América, Zona Sul. A atividade é gratuita e aberta à toda da população. Neste mês, o grupo vai discutir o livro “O colecionador”, do inglês John Fowles (1926-2005), com mediação da bibliotecária e curadora do projeto, Gabriela Pedrão.
As inscrições já estão abertas ao público e são gratuitas. A temporada 2020 do Clube do Livro teve início em 25 de janeiro com a obra “A Casa dos Espíritos”, da escritora chilena Isabel Allende. A obra de Fowles foi publicado pela primeira vez em 1963 e conta a história de um homem solitário chamado Frederick Clegg, que coleciona borboletas e decide, após ganhar na loteria, sequestrar Miranda Gray, mulher por quem ele é obcecado.
O romance foi republicado recentemente em 2018, em uma edição da Darkside Books que reúne uma introdução de Stephen King escrita em 1989 e um posfácio de Antônio Tibau. Também foi adaptado para o cinema em 1965 com a direção de William Wyler. A escolha dos livros é feita pela curadora Gabriela Pedrão em conjunto com os participantes. Entre os critérios finais da seleção estão a não repetição de autores, obras de menos de 350 páginas (para dar tempo de ler de um mês para o outro) e livros de fácil acesso (tanto para retirar na biblioteca quanto em sebo ou em livraria).
“O Clube do Livro é um espaço de discussão. Uma troca de experiência, de olhares, de visão crítica de cada um sobre cada tema. Nossas conversas são sempre cheias de lados, então é muito interessante. O clube nunca decepciona”, afirma. Qualquer pessoa que se interesse pelo livro ou pelo autor de cada encontro pode se inscrever e participar do Clube do Livro. Basta enviar um e-mail para clubedolivro@fundacaodo
livroeleitura.com.br.
Quem quiser também pode ligar para o número (16) 3911-1050. O encontro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). A atividade cultural mantém agenda anual, sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão. Os encontros acontecem mensalmente e a lista das obras escolhidas pelo grupo é diversa em temas, gerando debates a cada encontro.
Também neste sábado, das nove às 12 horas, acontece mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias. Coordenado pela atriz Míriam Fontana, o projeto está caminhando para seu quinto ano na fundação e tem como foco central reunir pessoas dos mais variados lugares para contar histórias. Isso não significa, apenas, que os participantes se encontram para ler contos um para o outro.
Na verdade, a contação é uma junção de muitas formas de expressão, como o canto, confecção de objetos, desenho e brincadeiras. “Durante o encontro, aquecemos o corpo, brincamos com atividades lúdicas, cantamos e fazemos estudos (selecionando textos para serem discutidos e debatidos). Por fim, reservamos um espaço para contar histórias”, explica Míriam Fontana. A atividade é gratuita e aberta a todos.