Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Obra avança no João Rossi

ALFREDO RISK

Com 40 metros de compri­mento e 52 vigas de sustentação, a ponte sobre o córrego Nova Aliança, em frente ao conjun­to habitacional João Rossi, teve seu tabuleiro esquerdo, local por onde os veículos transitarão, concretado na tarde de quarta­-feira, 5 de julho. A obra faz par­te da obra do trecho 4 do corre­dor de ônibus Norte-Sul.

Quem acompanha a cons­trução notou a mudança drás­tica na dimensão da estrutura desde sexta-feira passada, 30 de junho, quando o lançamento de 26 vigas de sustentação na ala esquerda da ponte fez com que o equipamento dobrasse de tamanho. Pela ponte, vão circu­lar cerca de doze mil usuários de ônibus por dia.

Enquanto isso, os quatro trechos do eixo Norte-Sul soma­dos vão receber mais de 98.279 passageiros por dia e uma média de 1.800 veículos por hora, nos horários de pico. O trecho 4 é o último em obras do eixo Norte­-Sul, que terá 21 quilômetros de extensão de uma ponta a outra. A construtora responsável é a Autem Engenharia Ltda.

Começando no terminal de ônibus do RibeirãoShopping, no jardim Califórnia, na Zona Sul, seguirá até o extremo norte da cidade, no final da avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde, na região Leste, e foi totalmente construída pelo Programa Ri­beirão Mobilidade para permitir a conexão entre os onze corre­dores de ônibus do sistema.

Todo o corredor Norte-Sul vai custar R$ 84.360.738,10 – são R$ 23.997.875,14 do tre­cho 1, mais R$ 40.500.141,80 dos trechos 2 e 3 e, por fim, R$ 19.862.721,16 do trecho 4. É o maior em extensão dentre os onze do Programa Ribeirão Mobilidade. A conclusão com­pleta está prevista para dezem­bro deste ano.

Com 15 quilômetros de extensão, começa na avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde. Depois segue pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Wha­tely, Brasil, Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Júnior e Inde­pendência, chegando até o Ri­beirãoShopping. A obra inclui também a duplicação da Inde­pendência, entrando na Lygia Latuf, que passa em frente ao Novo Mercadão.

Desce a Braz Olaia Acosta e segue para a avenida Coronel Fernando Ferreira Leite até en­trar no terminal de ônibus do RibeirãoShopping. Projetadas para aguentar o impacto de veículos pesados, como as de­mais pistas exclusivas para ôni­bus do Ribeirão Mobilidade, o quarto trecho inclui pavimen­tação com reforço na capaci­dade de suporte.

O quarto trecho ainda inclui a construção de uma ciclovia de 340 metros na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Man­tovani e Caetano Mancuso. Ao todo, serão nove quilômetros de ciclovias somente no corredor Norte-Sul. Já o total das obras do Programa Ribeirão Mobilidade soma 25 quilômetros de vias ex­clusivas para bicicletas.

A obra do trecho 4 tem pre­visão de terminar em dezembro deste ano, mas, já neste mês, a avenida Independência deve ser liberada para o tráfego de veícu­los no entorno do João Rossi, in­cluindo uma das pistas da ponte sobre o córrego Nova Aliança, no sentido centro-bairro.

Mais além da ponte, na ro­tatória da praça Nadir Freitas Monteiro da Silva, em frente ao Novo Mercadão uma equipe de trabalho da Autem Engenharia, contratada pela prefeitura para executar a obra do trecho 4, constrói uma parada de ônibus.

Outra turma altera o dese­nho da rotatória da Braz Olaia Acosta, onde haverá um ponto de transição de pistas: na aveni­da Lygia Latuf Salomão, os ôni­bus usarão a primeira faixa do lado esquerdo, porém, quando entrarem na Braz Olaia, já esta­rão na primeira faixa do lado di­reito, sendo que a mudança será feita na rotatória.

A obra também progride com a construção das guias e sarjetas no entorno do conjunto João Rossi, onde já foram pro­longados cerca de 600 metros da Independência, permitindo a li­gação desta avenida com a Lygia Latuf Salomão que, por sua vez, se une à Braz Olaia Acosta, sen­do que esta conduzirá o corre­dor Norte-Sul até o seu destino final, no terminal de ônibus do RibeirãoShopping.

Postagens relacionadas

Candidatos podem ser multados por mensagens em massa

Redação 1

Pedágios da região terão lombadas eletrônicas com aferição de velocidade a partir dessa sexta

Redação

MP Federal recorre para validar escutas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com