A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) divulgou nota informando que pretende realizar, na próxima segunda-feira (10), um ato em solidariedade ao advogado filmado sendo agredido por um policial civil. A mobilização em frente à delegacia de Batatais, localizada na Rua Goiás, 190, bairro Riachuelo.
“Desde que ocorreu a agressão, a OAB SP tem dado total apoio à vítima, por meio de sua Comissão de Direitos e Prerrogativas, que oficiou o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e a Corregedoria da Polícia Civil requerendo o afastamento imediato do servidor público, além de sua demissão, após rigoroso processo administrativo”, informou a OAB em nota.
O órgão informou que profissionais da advocacia ligados à Seccional e sua Subseção em Batatais vão prestar assistência ao advogado nos autos do inquérito policial instaurado. Além disso, a Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP irá propor a concessão de desagravo de ofício.
A presidente da Ordem paulista, Patrícia Valzoli, ligou pessoalmente para o advogado agredido assim que soube do caso e manifestou seu apoio. “Estamos indignados e é fundamental nos mobilizarmos. Um colega em exercício profissional foi covardemente agredido. Apesar do momento difícil, essa é mais uma oportunidade para a advocacia mostrar sua força, coragem e união, para que acontecimentos como esse não se repitam”, ressalta Patricia.