A advogada militante Maria Eugênia Biffi, 31 anos, acaba de oficializar sua pré-candidatura à presidência da 12ª Subsecção da OAB (Ribeirão Preto)
Mestra em Gestão de Políticas pelo Instituto de Pesquisas Ortega y Gasset da Universidade Complutense de Madri (Espanha), com revalidação pela UNB, foi bolsista pela Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas. É pós-graduada em Processo Civil pela USP. Foi professora em pós-graduações de Direito e em cursos preparatórios para o exame da OAB. Tem vários cursos técnicos em direitos fundamentais, políticas públicas, cidadania e participação social. Integra Comissão de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto e, também, os conselhos municipais de Políticas Culturais e Direitos da Mulher. Desde seu ingresso nos quadros da advocacia, há nove anos, participa ativamente das comissões da OAB para defesa de direitos fundamentais e do pleno exercício da advocacia e da cidadania.
“A defesa das prerrogativas da Advocacia é indispensável para o aprimoramento da Justiça e da Cidadania, tarefa primordial da OAB. Também, é necessário que a entidade esteja comprometida com o Estado de Direito e o processo democrático. Decorre daí que a soma das pluralidades é um dos requisitos para caminharmos de forma proativa e legítima”, comentou a advogada.
“Maria Eugênia é uma grata novidade, que personifica mudança, coragem e independência; requisitos fundamentais para reconectar os colegas com a OAB” , assevera Ricardo Giuntini, Presidente da OAB/RP (2010-2012) e Conselheiro Estadual da OAB/SP (2013-2018).
A 12ª subsecção da OAB, fundada em 1932, além de Ribeirão Preto, abrange os municípios vizinhos de Cravinhos, Jardinópolis, Serrana, Santa Rosa de Viterbo e São Simão. A entidade nunca foi presidida por uma mulher.
A eleição ocorrerá em novembro e a nova diretoria será eleita para o triênio 2022-24.