Aos 46 anos, o jornalista, radialista e apresentador de televisão, Lincoln Fernandes (PL) está em seu terceiro mandato parlamentar. Foi eleito pela primeira vez em 2016 com 3.601 votos. Em 2020 recebeu 4.643 e na mais recente eleição, no ano passado, foi escolhido por 3.856 eleitores.
No começo deste ano, foi escolhido pelo prefeito Ricardo Silva (PSD) como líder do governo na Câmara Municipal. Também é o atual segundo secretário da Mesa Diretora. Lincoln foi o vereador que por mais vezes foi eleito membro da Mesa Diretora. Seis vezes em oito anos, ocupando cargos que vão da primeira e segunda secretarias até a presidência, por dois anos seguidos.
Tribuna Ribeirão – O senhor recebeu 3.856 votos nas eleições municipais do ano passado. A que atribui sua votação?
Lincoln Fernandes – Orgulhoso por receber, pela terceira vez seguida, uma votação expressiva que me conduz mais uma vez à Câmara Municipal. Toda eleição é circunstancial, envolve momento político, capacidade de investimento, perfil de candidatos e principalmente a vontade do eleitor na busca por mudanças. Talvez essa tenha sido uma das eleições mais disputadas das últimas décadas. O cenário de disputa envolvia os vereadores com cargo que queriam continuar, os “sevandijas” que queriam voltar, além dos novatos que naturalmente terão espaço, e dos “candidatos de sempre”, aqueles que tradicionalmente estão em todas as disputas. Uma competição acirradíssima. Estar entre os vencedores mais uma vez mostra que buscamos trabalhar com transparência, dedicação e muita humildade. A população entendeu que devo continuar. Essa é a maior prova de estar no caminho certo.
Tribuna Ribeirão – Em sua análise qual foi o seu mais importante projeto aprovado em seus dois mandatos parlamentares?
Lincoln Fernandes – São muitos, que envolvem inclusão social, segurança pública, meio ambiente, saúde, transporte, e tantos outros. Além de milhares de requerimentos investigativos. Mas me orgulho de liderar um movimento como presidente da Câmara em que derrubamos um aumento de IPTU planejado por Nogueira que chegava a 600% em alguns casos. Foi uma votação histórica em que vencemos por 27 a zero. Também como presidente, ao lado dos vereadores, chegamos a economizar R$ 73 milhões em recursos da cidade, com gestos austeros de corte de gastos quando a cidade mais precisou. Principalmente durante a pandemia de covid.
Tribuna Ribeirão – Em que áreas o senhor pretende centrar seu novo mandato parlamentar?
Lincoln Fernandes – Na mesma linha do prefeito. Cuidar das pessoas, e isso envolve melhor atendimento na Saúde, qualidade educacional, transporte e habitação. Há um desafio enorme em diminuir as fragilidades sociais. Ribeirão é afamada no Brasil por uma condição de cidade rica, mas há muita desigualdade por aqui, e isso exige uma dedicação diária. Obra é importante, mas eu prefiro um prefeito que se preocupa em cuidar das pessoas. Gente é mais importante do que concreto.
Tribuna Ribeirão – Quais são suas expectativas em relação ao governo do prefeito Ricardo Silva?
Lincoln Fernandes – As melhores possíveis. Agora temos alguém a fim de ser prefeito. Apesar de toda a experiência na vida púbica, ocupando cargos importantes em todos os níveis da administração, Ricardo é um prefeito jovem, com gás para impor as mudanças necessárias. Em menos de três meses de gestão, olha quanta coisa já aconteceu. Essa semana mesmo a avenida Nove de Julho e o parque Olhos D’água foram reabertos. Ribeirão entrou na Era de “tudo acontecendo ao mesmo tempo e na mesma cidade”. Muita coisa importante está sendo feita. Neste ritmo, o tradicional balanço dos 100 dias não será de anúncios e projeções, mas de entrega do que está sendo realizado.
Tribuna Ribeirão – O senhor é o líder do prefeito Ricardo Silva na Câmara. Quais os desafios para atuar neste cargo?
Lincoln Fernandes – Nestes primeiros meses de Legislatura, já deu pra observar que temos parlamentares maduros e com pleno conhecimento da cidade. Minha função é estar ao lado deles em apresentar e debater os projetos que visam melhorar Ribeirão Preto. Todos são bem-intencionados e carregam consigo a responsabilidade do cargo que exercem. Apesar da experiência, é uma função nova para mim, uma vez que sempre atuei na oposição ao governo Nogueira. O atual prefeito Ricardo Silva é aberto ao diálogo, assim como os próprios secretários. Isso facilita o meu trabalho e é bom para a cidade.
Tribuna Ribeirão – Em sua opinião quais são os três principais problemas da cidade?
Lincoln Fernandes – Desigualdade Social, obras travadas (que já está sendo resolvido de uma forma otimizada pelo prefeito) e a Saúde. A cidade ficou parada nos últimos anos nestes setores, o que gerou na população uma sensação de injustiça. Tenho acompanhado de perto a dedicação do prefeito e do secretário Godinho em melhorar o atendimento nas Unidades de Saúde. O programa para otimizar dez mil exames para zerar a fila é maravilhoso. O ano nem bem começou e já temos sete novas ambulâncias, abertura de leitos para desafogar as Upas, e claro, quando a nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto for entregue a Saúde de Ribeirão vai mudar de patamar. Será a maior obra das últimas décadas. Porque não ter um “padrão de qualidade HC” em toda a cidade?
Tribuna Ribeirão – O senhor se afastou do rádio e da televisão em função das eleições do ano passado. Pretende voltar a comandar programa nestes veículos?
Lincoln Fernandes – Me afastei apenas de forma momentânea para ajustar a agenda de trabalho. Tenho uma carreira de 30 anos em comunicação e essa é a minha profissão. Em breve volto a apresentar os meus programas em projetos inovadores.
Tribuna Ribeirão – O senhor pretende se candidatar a deputado nas próximas eleições, marcadas para o próximo ano?
Lincoln Fernandes – Não pretendo. Estou muito feliz no PL e estarei pronto para apoiar os candidatos do partido que oferecerem o melhor para Ribeirão Preto. Se o porventura o partido decidir pela minha candidatura, estou pronto para qualquer desafio.
Tribuna Ribeirão – O senhor é filiado ao PL do ex-presidente Bolsonaro. Que avaliação política faz dele?
Lincoln Fernandes – O que está acontecendo com o Bolsonaro chama-se medo da urna. Atuais figuras do governo federal e o próprio presidente já se envolveram em situações piores como saquear o País, no entanto estão todos aí, com a caneta na mão. O governo Lula está enfraquecido e não quer um concorrente à altura. Veja os índices de rejeição do Lula, o que aconteceria em uma disputa eleitoral? As sanções ao presidente Bolsonaro são exageradas e desproporcionais. Me sinto estranho quando vejo bandidos na TV falando em “Justiça”. O Supremo Tribunal Federal faz de conta que não é político. Já vi o ministro Alexandre de Moraes aqui em Ribeirão Preto pedindo voto pra político que figurava na lista da Odebrecht.
Tribuna Ribeirão – O que o seu eleitor e a população podem esperar do vereador Lincoln Fernandes neste mandato?
Lincoln Fernandes – Transparência, dedicação, vontade de melhorar, e muita humildade. Não mudamos o mundo, mas é nossa obrigação tentar mudar o que está ao nosso alcance.