Você sabia que tem pessoas que oferecem 50 mil reais para tentar a conquista de um selinho azul em seu Instagram? E que o selo pode mudar a vida de uma pessoa? Sabia também que são milhares de pessoas que lutam por ele? Saiba o que é esse tão sonhado selo azul. Entenda melhor como funciona o tal selinho azul do Instagram e o caminho para conquistá-lo.
O selo azul nada mais é do que o certificado de que a pessoa é realmente uma pessoa pública. Não importa quantos seguidores tenha, se são milhares ou poucos mil, o que importa é o que configura que seja realmente uma pessoa pública. É aí que a imprensa entra. São os sites e jornais de notícias, não sites quaisquer, mas sites relevantes, jornais de credibilidade que justificam essa conquista. E não é por que a pessoa teve uma matéria em um grande jornal que pode dizer que é pessoa pública. É o tempo que se mantém na imprensa e como o público o vê assim como o tipo de trabalho que exerce e a repercussão que causa.
Para solicitar o selo, a burocracia é bastante trabalhosa, juntar documentos, provas, é um trabalho de despachante que exige tempo e paciência. Para se ter uma ideia, mais de 20 pessoas por dia procuram nossa empresa para conseguir o selo. Mas pagar não traz nenhuma garantia. Não é simplesmente, ‘eu quero, pago e vou tê-lo’. Longe disso, a aprovação pode chegar a menos de 1 % dos que querem ter. Uma modelo, com milhares de seguidores, chegou a oferecer-nos 50 mil reais para conseguir um selo. Ela já havia procurado vários gestores de mídia social, a maioria nos terceirizam, ou seja, já sabíamos que ela não seria aprovada.
Existem estratégias para os que querem o selo e não podem ter. Uma assessoria de imprensa durante um período, por exemplo, pode ajudar. Uma pessoa com o selo é configurada como pessoa pública e não apenas uma famosa de internet. Isso valoriza a pessoa, dá credibilidade, aumenta os contratos e os valores. Nos dias de hoje em que qualquer um tem muitos seguidores, mas continua sendo a imprensa e o selinho azul que juntos, fazem da pessoa uma pessoa realmente famosa e pública.
As pessoas precisam tomar cuidado com essa “epidemia” de ofertas de selos e compra de curtidas e seguidores. A maioria é “furada”. O Facebook é uma empresa séria e uma das mais ricas do mundo. Ela não colocaria seu próprio nome em risco por causa de uma pessoa ou algumas…