Fabiano Ribeiro
Allê Trajan e Carol Capacle formam o Duo AllêCarol. Apesar do pouco tempo de formação, foi criado em 2018, ambos têm vasta experiência musical, o que facilitou o trabalho. Rapidamente surgiu um convite para fazer uma turnê pela Europa. Allê é responsável pelas composições das músicas, harmonia e arranjos. Carol as letras.
“Experimentamos algumas canções autorais, mas o repertório era em sua maioria releituras de grandes clássicos da MPB, que os europeus costumam gostar bastante”, conta Carol ao comentar a primeira turnê internacional. “Em 2019 nos mudamos pra Ribeirão e estamos em constante busca de nosso reconhecimento no mapa cultural da cidade, mas sempre em busca de fortalecer nossa música para difundi-la regional e nacionalmente”.
Ao falar sobre os gostos, Carol revela ser apaixonada por MPB. “Cresci ouvindo Elis, Chico, Milton, Caetano, entre outros. Nosso repertório cover tem várias músicas desses compositores e intérpretes. Mas daí nós colocamos em várias delas nossa marca, sabe?”.
Allê tem gosto musical variado, também passando pela MBP, samba, bossa, rock, soul, blues. “Isso reflete em nossas composições, por isso é impossível rotular o nosso som. O processo de composição depende muito do estado de espírito que estamos e do cenário político que encontra o país”.
Carol encontra inspiração para escrever as letras em situações que viveu. “Outras por coisas que observo nos outros, na sociedade, por sentimentos que tento entender e dar voz, por reflexões sobre a vida. Temos uma canção que é mais politizada podemos dizer, de protesto. Temos outra que apenas brinca com a leveza das ondas do mar. Não é fácil compor não (risos). Tem dias que a tal inspiração não vem. E tem hora que ela vem sem a gente planejar. Maria da Luz, nossa ‘menina dos olhos’ foi assim. Compusemos juntos, letra e melodia, as palavras e notas vinham uma após a outra, se complementando. Mas temos outras em que o Allê compôs a melodia primeiro, e outras em que fiz a letra primeiro”.
Nesse momento de pandemia, o Duo está interagindo com o público exclusivamente pelas redes sociais. “Ainda bem que elas existem (risos). Muitas pessoas veem nossos vídeos e elogiam, compartilham, é muito bacana essa interação. Temos um alcance maior no Facebook e no Instagram, mas resolvemos também nos aventurar no YouTube. É bem recente, mas vamos tentando interagir de diversas formas, porque cada rede tem suas particularidades”.
Os vídeos são postados semanalmente, tanto das canções autorais quanto de algumas releituras. “Eu estou em Ribeirão e Allê em Pinhal. Então fazemos toda a parte de gravação, edição, montagem, tudo remotamente, cada um em uma casa. Tivemos que nos virar nos 30, aprender a mexer nos programas de edição de áudio, mixagem, edição de vídeo. Não é fácil, mas decidimos fazer esses vídeos exatamente pra não perder o público que já tínhamos conquistado, e também para conseguir outros, distantes, possibilidade que este novo mundo em rede proporciona com excelência”, ressalta Carol.
Sobre os planos para esse ano, Allê garante que os dois estão trabalhando muito. “Criando novas canções e fazendo novas parcerias, nos adaptando e reiventando para esse novo cenário que está por vir”, finaliza.
Carol Capacle @carolcapacle
Carol Capacle tem 35 anos. Nasceu e cresceu em Ribeirão Preto. Aos 15 anos entrou para a Cia. Minaz, onde praticou canto coral por 4 anos. Aos 16 entrou na Cooperativa de Teatro Cauim, que depois se transformou no projeto “Ribeirão em Cena”. “Tive a honra de estudar teatro e de ser dirigida por Gilson Filho, que também me treinou para entrar no curso que eu tanto queria: Artes Cênicas na Unicamp”. Aos 18 se me mudou para Campinas e em 2008 foi morar em São Paulo. Nos 11 anos em que esteve lá, realizou trabalhos nas diferentes áreas artísticas: teatro, cinema, publicidade, TV, rádio. “Apesar de minha formação principal ser como atriz, nunca me desliguei da música e do canto. Cursei disciplinas eletivas de canto na faculdade, e em São Paulo fiz cursos de especialização e aulas de canto particular. Em 2016 entrei na Cia. Teatro de Tábuas, com a qual participei de um espetáculo musical itinerante e com ele rodamos o Brasil”. Nesse projeto conheceu o Allê, e em 2018 resolveu unir os talentos e deram início a dois projetos: o Duo AllêCarol, de música brasileira e autoral, e a Cia. Renda de Lenda voltada para o público infantil. “Em 2019 voltei a morar na minha cidade natal e trouxe o Allê junto com a bagagem (risos)”.
Allê Trajan @alletrajan
Allê Trajan nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP). É músico, produtor, compositor e educador musical. “Venho de uma família de artistas e aos 6 anos aprendi a tocar violão. Tive vários professores de canto e estudei regência em Tatuí (SP)”.
Lecionou em escolas particulares e públicas e desenvolveu diversos trabalhos sociais. “Destaco entre eles, o projeto de Difusão Cultural realizado em Zurich na Suíça para os refugiados da Síria e Kosovo em 2015”.
Allê já fez shows em diversas capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e seis turnês europeias, passando por França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Noruega, Suécia, Suíça, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Itália, entre outros.