Tribuna Ribeirão
Cultura

O sofrimento psíquico de uma criança através do olhar da Psicanálise

o psicanalista Ionan Ferreira Santos e seu livro: Memórias de Alvinho - Arquivo Pessoal/Reprodução

No recém-lançado livro “Memórias de Alvinho”, o psicanalista Ionan Ferreira Santos conta como uma criança conseguiu sublimar suas angústias através da cura pelo amor, adquirida pelo suporte de um tratamento analítico

A obra literária, baseada nas vivências clínicas do autor, aborda a trajetória de uma criança, a partir do seu nascimento, atravessando as questões da adolescência e chegando até a fase adulta do ser.

“Memórias de Alvinho” é uma história de amor. Simples assim. E o protagonista é apenas um sobrevivente, que desenvolveu a sensibilidade de perceber que precisava de ajuda, em razão de suas vivências e angústias que constituíam seu aparelho psíquico.

As heranças psíquicas, a complexidade da personalidade da mãe, a ausência do pai, a relação com os irmãos e com os demais familiares são fatores abordados no livro de maneira cronológica e objetiva, por meio de uma linguagem transparente.

Por que o livro? Resposta: Pelo amor à Psicanálise.

Foi assim que o psicanalista Ionan Ferreira Santos, com clínica estabelecida em Ribeirão Preto, lançou no dia 25 de novembro de 2020, sua primeira obra literária, com base nos conceitos dos grandes teóricos, com o objetivo de demonstrar a fundamental importância da participação dos pais na criação e na educação de seus filhos.

O autor trouxe à luz de sua inspiração, as abordagens investigativas de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Melanie Klein, Françoise Dolto, Wilfred Bion, André Green, Roberto Harari, entre outros, que investigaram em suas pesquisas os diversos males que afligem a alma humana.

O saber psicanalítico deixa explícito que não há educação sem repressão. E determinados dogmas ou conceitos, passados de pais para filhos, geram aprisionamentos, gerações após gerações.

A psicanálise demonstra, enfim, que toda educação provoca danos, mas ai de nós se não fossemos educados. Provavelmente, nós estaríamos ainda, vivendo na idade da pedra.

Em Memórias de Alvinho, o leitor irá se deparar, certamente, com questões de uma criança talvez não desejada, mas, que conseguiu sublimar suas angústias através da cura pelo amor, adquirida pelo suporte de um tratamento analítico.

A salvação do rapaz não consiste em esquecer os abusos, as humilhações e os traumas adquiridos no decorrer da vida, porque apagar os registros da memória de alguém seria algo praticamente impossível e sem sentido de ser realizado. Entretanto, um novo olhar sobre seus males possibilitou ao jovem encontrar outros caminhos, enxergar oportunidades e fazer novas escolhas.

Desta maneira, Alvinho resgatou a alegria e o prazer de viver que tanto almejava, graças a um saber diferente. Porque a Psicanálise, em essência é a cura pelo AMOR. Assim definiu Freud…

Postagens relacionadas

Ingressos à venda para show de Titãs

William Teodoro

Jonathan Nemer faz show em RP

Redação 1

Top Chef

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com