Tribuna Ribeirão
Geral

O riso como companheiro 

Pesquisadores japoneses descobriram que pessoas que riem pelo menos uma vez por semana tem menos probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares 

Grupo Expresso Riso realiza visitas a hospitais da cidade para levar momentos de riso e bem-estar aos pacientes e funcionários (Divulgação)

Considerado fundamental para as relações interpessoais e a socialização, o riso acaba de virar objeto de lei na cidade japonesa de Yamagata, localizada no Norte daquele país. A cidade aprovou uma nova lei em que os cidadãos precisam rir pelo menos uma vez por dia.  

Os legisladores da cidade também escolheram o oitavo dia do mês como “o dia para os moradores promoverem a saúde por meio do riso” e pediram aos dirigentes das empresas que “desenvolvam um ambiente de trabalho repleto de risos”. 

A inspiração para a criação da legislação foi um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Yamalgata, publicado na revista científica Journal of Epidemiology em 2019. Nela, os pesquisadores japoneses descobriram que aqueles que riam pelo menos uma vez por semana tinham menos probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares do que aqueles que davam risada menos de uma vez por mês. 

A pesquisa envolveu 17.152 pessoas com a média de 40 anos de idade. Os participantes precisaram preencher um questionário registrando a frequência com que riam e sua saúde foi monitorada ao longo de vários anos. Ficou definido que rir alto equivalia a uma risada; diferente de rir silenciosamente e sorrir. 

A nova lei não força as pessoas a rirem. Ela também enfatiza o respeito pela decisão pessoal de um indivíduo, afirma Kaori Ito, membro do Conselho Municipal de Yamagata e responsável pela criação da nova legislação. 

Mas esta ação não é a única no país. A província de Hokkaido declarou o dia 8 de agosto foi designado como o “Dia do Riso”, pois 8/8 em japonês soa como “haha”. Já a prefeitura de Osaka implementou alguns programas para promover a saúde por meio do riso. 

Segundo Takashi Maeno, um dos maiores especialistas em bem-estar do Japão, estudos mostraram que os japoneses tendem a ser muito preocupados e exigentes com detalhes. “No lado positivo, essas qualidades ajudaram o Japão a construir uma sociedade muito sofisticada. No lado negativo, as pessoas tendem a ser excessivamente conscientes das normas sociais e de como são percebidas pelos outros”, diz. 

Levando sorriso aos hospitais 

Em Ribeirão Preto o grupo Expresso Riso realiza visitas a pacientes de hospitais da cidade para levar bem-estar e acolhimento aos pacientes e funcionários dos hospitais. O Expresso Riso surgiu a partir de pessoas com interesses comuns e que querem através da arte do palhaço atingir crianças, jovens e adultos, com projetos socioeducativos-culturais.  

Atuando na cidade desde 2008, o grupo tem entre seus projetos o “Em Busca do Riso Perdido”. Específico para pacientes hospitalizados tem como objetivo promover momentos de riso e bem-estar, visando a melhoria no estado emocional do paciente e em sua recuperação além de contribuir para a humanização no ambiente hospitalar envolvendo pacientes, familiares e funcionários. 

As visitas dos doutores Palhaços são feitas por dupla ou trio de voluntários devidamente capacitados, de leito a leito, visitando alas e andares do hospital, com música, improviso, mágica, contos de histórias, poesia e brincadeiras. 

Os voluntários são capacitados e antes do seu ingresso ao grupo, eles são submetidos a treinamentos – teórico e prático – onde aprendem, desde a arte do palhaço, até como abordar o paciente e desenvolver as brincadeiras.  

Atualmente o projeto é realizado no Hospital Beneficência Portuguesa, na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital Santa Lydia, no Hospital das Clínicas – Unidade Campus, no Hospital Santa Tereza, no Hospital Ribeirânia, Hospital São Francisco de Assis e Hospital das Clínicas – HC Criança. No ano passado foram contempladas pelas visitas 13.416 pessoas. 

O grupo conta com 54 voluntários, pessoas que doam parte de seu tempo para o projeto. É coordenado por Pérsio Silva e Cristiane Corpani Silva, diretores; Tais, coordenadora geral; Daniel Rodrigues, orientador; Flávio Pereira Gomes e Marcela Girão, no marketing.  

 

Os benefícios do riso para a saúde 

Favorece os vínculos sociais 

As melhores experiências são quando se ri espontaneamente com outras pessoas. O riso contribui para relações interpessoais e socialização, pois uma região bem específica do cérebro chamada córtex orbito frontal é ativada, proporcionando satisfação social. 

 

Estimula a química da felicidade 

Rir libera a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, e a endorfina, que geralmente é estimulada após exercícios físicos. Esses neurotransmissores ajudam a equilibrar o humor, diminuem dores e inibem a irritação, estresse e tensão. 

 

Contribui para a saúde mental 

Boas risadas diminuem o risco de doenças psicossomáticas, como a depressão, ansiedade e outros transtornos. 

 

Faz bem para o coração 

O sistema cardíaco também é beneficiado, pois quando a pessoa ri o fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo o organismo de outros problemas cardiovasculares. 

 

Favorece o sistema imunológico 

Rir reduz o estresse ao relaxar os músculos do corpo e, em contrapartida, aumenta também o número de células imunes e anticorpos que combatem infecções. Sendo assim, o corpo melhora a resistência às doenças. 

Postagens relacionadas

Prazo para inscrição em edital de rádios comunitárias termina dia 13

William Teodoro

Cravinhos vai ganhar unidade do Poupatempo

Redação

Concessionária quer conscientizar ciclistas e pedestres

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com