Duarte Nogueira *
[email protected]
Na quinta-feira da semana passada, dia 10 de outubro, entregamos o corredor de ônibus das avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio, na Zona Leste, o décimo da cidade, para um projeto de 11 corredores que integram o programa Ribeirão Mobilidade. Hoje, dia 17, entrego o 11º, construído na área central da cidade. A obra entregue na semana passada foi feita pela construtora Autem Engenharia, que venceu a licitação com preço pouco acima de R$ 26,1 milhões. O corredor, com 8,4 quilômetros de extensão, faz parte do segundo maior eixo viário da cidade, com 19 quilômetros.
A via renovada, com faixa preferencial para ônibus, atenderá usuários do transporte urbano de 23 bairros e beneficiará mensalmente 770.692 passageiros do transporte coletivo, com média de 25.690 por dia. As obras começaram em maio do ano passado com previsão de entrega de 15 meses. Todo o eixo Leste-Oeste teve custo de R$ 105,8 milhões. O corredor entregue tem 1.600 metros de piso tátil para deficientes visuais; 3 mil metros quadrados de rampas de acessibilidade; 1.100 metros de galerias de água pluvial, 13 mil metros quadrados de calçadas novas.
Ao longo de sua extensão, com mais de 150 mil metros quadrados de pavimento novo, estão 32 pontos de ônibus. O corredor cruza seis rotatórias e 13 ruas e avenidas. Passa pela avenida Capitão Salomão, na esquina com a rua Onze de Agosto, seguindo até a rotatória da avenida Meira Júnior, e pela Treze de Maio, da rotatória do Estádio Palma Travassos, campo do Comercial, seguindo pelas marginais da Rodovia Castelo Branco até a Presidente Kennedy.
Com a entrega hoje, dia 17, do corredor da área central, o programa Ribeirão Mobilidade está praticamente completo, faltando a conclusão das obras da avenida 9 de Julho, onde tivemos problemas com a empresa que venceu a licitação e que não conseguiu concluir a obra. Foi necessário fazer nova contratação o que atrasou a sua conclusão. As obras hoje, no entanto, estão dentro do cronograma planejado.
As entregas parceladas das obras viárias, já demonstram que fizemos os investimentos acertados em projetos que deram resultado. O trânsito já está mais rápido e não apenas os usuários do transporte coletivo sentem os benefícios. Quem trafega pelas ruas sabe que a cidade ganhou muito em mobilidade nestes últimos anos, afinal são mais de 30 projetos que incluem pontes, viadutos, túnel e os próprios corredores estruturais, com melhorias significativas onde as obras foram realizadas, em todas as regiões da cidade.
Atualmente, ligações rápidas que pareciam impossíveis já estão em pleno funcionamento, como é o caso do corredor Norte-Sul, que liga o bairro Ribeirão Verde ao RibeirãoShopping, por avenidas de trânsito rápido e seguro. Com os corredores, os ônibus ganharam a justa preferência no trânsito, por transportarem maior número de pessoas. Assim, quem utiliza o transporte público passou a economizar tempo nos trajetos que precisa fazer e ganhou tempo livre para outros afazeres cotidianos, como ter mais lazer, mais descanso e maior convívio familiar.
Não foi, entretanto, um trabalho fácil. Tudo começou logo após a posse no nosso primeiro mandato, quando tivemos que recuperar os recursos que a administração anterior não conseguiu liberar por uma série de fatores. Depois foi a vez de preparar os projetos, os documentos, as licitações, o financiamento da contrapartida e toda ordem de documentos necessários para o início do trabalho. Hoje quando tudo está quase pronto tenho a certeza de que cada esforço foi válido. Até para enfrentar as incompreensões de quem, convenientemente, ainda não entendeu o valor das obras.
* Prefeito de Ribeirão Preto