Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

“O Rastro do meu Passo – Metamorfose” chega a RP

projeto selecionado pela lei “Paulo Gustavo” que está em circulação por cidades do interior e chega a Ribeirão Preto no próximo dia 04/08, integrando a programação da 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (Reprodução)

“O Rastro do meu Passo – Metamorfose” é um projeto híbrido de teatro, resultado da pesquisa artística das atrizes Miriam Fontana e Luara Pepita sobre gestão de resíduos sólidos, ao longo dos últimos anos. A partir desta ideia, o projeto cresceu, ampliou suas ações e em junho deste ano, deu início às novas atividades na cidade de Serrana e passará por mais oito municípios até 2025.

Na performance artística os atores André Cruz, Gracyela Gitirana, Luara Pepita, Aline Neli e Miriam Fontana se deslocam ao longo das ruas, interagindo com as pessoas e espaços com figurinos totalmente confeccionados com resíduos sólidos, sem nenhuma parte de seu corpo  humano à vista.

O elenco será acompanhado, em quatro apresentações, por 10 novos integrantes das instituições de cada cidade, parcialmente vestidos com resíduos, como se estivessem em transformação, dando ao público a sensação de que aqueles “Seres-Lixo” estão em metamorfose.

Os integrantes que estarão nas performances junto ao elenco, serão membros das instituições selecionadas, que participarão das oficinas “O Rastro que me Veste” que será ministrada pelos artistas nas instituições parceiras, onde os participantes irão confeccionar figurinos performáticos com resíduos sólidos. “Essas oficinas têm extrema importância em nosso projeto, pois além do aprendizado adquirido e a possibilidade de livre criação, os participantes têm espaço para se soltar e esse encontro proporciona uma maior integração entre todos”, detalha Miriam idealizadora e atriz do projeto.

Todas as atividades do “O Rastro do meu Passo – Metamorfose” são oferecidas ao público de forma gratuita e além da performance e oficina, o projeto terá mais outras duas ações. O bate-papo “E AÍ?” acontece ao final de algumas apresentações, junto ao público presente, promovendo aproximação público-artista e atuando diretamente na promoção da reflexão sobre a arte e os temas suscitados. As palestras “Cada Passo Conta❞  serão coordenadas pelo coletivo “Lixo Zero” de Ribeirão Preto que irá debater sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade. “Nossas performances acontecerão em todas cidades por onde passarmos. Já as oficinas, palestras e bate-papo acontecerão em quatro cidades da nossa circulação”, explica Miriam.

Em Ribeirão Preto as instituições parceiras são o projeto FADA, a Associação de Surdos de RP e a Fundação do Livro e Leitura RP.

Na cidade, a performance e o debate acontecerão no dia 04/08, integrando a programação da 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, às 10 horas no “Espaço Ambient de Leitura” (Esplanada do Theatro Pedro II),  com a participação de novos integrantes e intérprete de LiBraS. Já a oficina será no dia 28 de julho, às 16 horas na ASRP – Associação de Surdos de RP.

Brodowski, Jardinópolis, Porto Ferreira, Batatais, Serra Azul receberão o projeto nos próximos meses deste ano. Já Cajuru e Cravinhos entrarão na programação de 2025.

O RASTRO DO MEU PASSO – METAMORFOSE é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; Governo Federal; Ministério da Cultura.

 

Postagens relacionadas

Homem baleado na cabeça na Vila Virgínia

Redação 1

Botafogo empata com América-MG

Redação 1

Comercial estreia na Série A2 diante do Capivariano  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com