Nesta segunda-feira, 2 de julho, às onze horas de Brasília, o Brasil vai enfrentar o México pelas oitavas de final da Copa da Rússia 2018. O jogo será em Samara e o adversário é um velho conhecido da seleção brasileira na competição. Vai ser a quinta vez que as duas equipesse encontram emMundiais da Fifa. No histórico, a vantagem é canarinho. São três vitórias e um empate. O duelos aconteceram em 1950 (Brasil), 1954 (Suiça), 1962 (Chile) e 2014 (Brasil). Neste último encontro rolou o único empate do duelo em 0 a0.
Além disso, um dos mundiais brasileiros foi conquistado em terras mexicanas, no tricampeonato de 1970. Mundial que estreitou ainda mais a relação apaixonada pelo futebol entre os dois países. No último encontro entre os dois, vitória brasileira por 2 a 0 em amistoso realizado em 2015, com gols de Diego Tardelli e Philippe Coutinho. Em toda a história, são 39 jogos disputados, com 22 vitórias do Brasil, dez para o México e sete empates.
Nesta segunda-feira (2), os dois escreverão um novo capítulo, e levarão apenas as páginas fechadas até agora na Copa da Rússia. A campanha do Brasil foi de duas vitórias e um empate. Sete pontos somados, com cinco gols marcados e um sofrido. Líder do grupo E, onde se classificou a Suíça em segundo lugar.
O México se classificou em segundo lugar no grupo F. Somou seis pontos nas vitórias sobre a Alemanha (1 a 0) e Coreia do Norte (2 a 1). A única derrota veio contra a Suécia por 3 a 0 na última rodada, disputada nesta quarta-feira antes do confronto brasileiro. A equipe mexicana marcou três gols e sofreu quatro. “O México é uma grande seleção, muito rápida, mas a gente vai com o intuito de se classificar. É mais uma oportunidade que a gente busca”, diz o zagueiro Miranda.
Tite deve escalar contra o México o mesmo time que começou a partida contra a Sérvia, com Fágner na lateral direita e Marcelo na esquerda. O craque do Real Madrid teve uma contusão lombar por causa do “colchão macio” do hotel, segundo o médico Rodrigo Lasmar, mas não preocupa. Danilo também está recuperado e tem chance de estar entre os titulares. O Brasil deve entrar em campo com Alisson; Fágner (Danilo), Thiago Silva, Miranda e Marcelo (Felipe Luís); Casemiro, Paulinho, Willian e Philippe Coutinho; Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.
Já o México não poderá contar com o zagueiro Hector Moreno, suspenso por cartões amarelos. O provável time é Ochoa; Álvarez, Salcedo, Hugo Ayalae Gallardo (Fabián); Guardado (Jesús Corona) e Hector Herrera; Layún (Oribe Peralta), Carlos Vela e Lozano; Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio.