Levantamento do Tribuna Ribeirão, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Política (Inpep), entre os dias 18 e 19 de setembro, revelou como a população de Ribeirão Preto avalia a administração do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento ouviu por telefone 600 eleitores obedecendo a estratificação de gênero, faixa etária, renda domiciliar e divisão territorial com base nos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado no ano passado. Também foram considerados dados sobre o eleitorado da cidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 4%. No levantamento, 46% dos ouvidos foram de homens e 54% mulheres.
As perguntas feitas para os entrevistados foi se “eles aprovam ou desaprovam” o trabalho do prefeito Duarte Nogueira, do governador Tarcísio de Freitas e do presidente Lula. Na avalição do governo Nogueira, 56% aprovaram seu trabalho, 36% não aprovaram e 8% não souberam avaliar.

Já em relação ao governador Tarcísio de Freitas, 66% aprovaram, 23% não aprovaram e 11% não avaliaram. Por fim, no caso do presidente Lula, 48% aprovaram, 40% não aprovaram e 12% não avaliaram.
Segundo o prefeito Duarte Nogueira, as pesquisas são recortes e representam a amostragem de parte da população. “A pesquisa nos motiva a trabalhar cada vez mais por Ribeirão Preto”, afirmou.
Para o vereador Brando Veiga, presidente do Partido Republicanos em Ribeirão Preto, legenda do governador Tarcísio de Freitas, o governador tem uma ampla bagagem como administrador público e tem se esforçado para dar o melhor.
“É claro que em tudo podemos melhorar, cada um em seu segmento, seja aqui no Legislativo, como vereador, seja como deputado, governador ou presidente. Já que fomos eleitos é necessário mudar a cada dia”, ressaltou.

Ele lembrou também que está acompanhando o trabalho do governador e que tem visto muitas pautas, ações e projetos positivos. “Acredito que ele possa melhorar, pois está fazendo uma boa administração, e cabe a cada um de nós, eleitores, cobrar que ele faça o seu papel, pois para isso foi eleito”, finalizou.
Já o presidente do PT, em Ribeirão Preto, o advogado Jorge Marcos, destacou que o fato do governo Lula ter atingido 48% de aprovação da população de Ribeirão Preto frente à 40% de desaprovação é motivo de satisfação, tendo em vista que o país saiu não apenas de uma eleição muito polarizada, mas de uma situação de disputa política intensa de longa duração.
“Cabe lembrar que Lula teve 41% dos votos no segundo turno em Ribeirão Preto e seu índice de aprovação indica que temos ganhado apoio entre os que votaram em Bolsonaro em 2022”, afirmou. Ele também destacou que o governo Lula assumiu com uma herança maldita, segundo ele, deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ainda houve a tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro. Considerando isso, o governo avançou e o brasileiro está voltando a ter esperança sobre o futuro do país. A aprovação atual de Lula em nossa cidade é reflexo desses avanços”.
Gráfico 1
Avaliação do prefeito Nogueira
Gráfico 2
Avaliação governador Tarcísio de Freitas
Gráfico 3
Avaliação presidente Lula
Instituto tem quatro anos no mercado
O Instituto de Pesquisas Eleitorais e Políticas (INPEP), responsável pelo levantamento é da cidade de São José dos Campos e tem quatro anos de atuação no mercado. Pertence a Fernando Antunes, cientista político e especialista em marketing político e Gabriel Pinelli, doutor em Psicologia Social.
O INPEP atuava somente com pesquisas eleitorais e políticas internas e contratadas por instituições, partidos e candidatos. Ou seja, os levantamentos não eram divulgados em veículos de comunicação, pois o foco era apenas consumo de quem contratava a pesquisa. Desde sua criação, o Instituto já realizou pesquisas em mais de 30 municípios.
Recentemente o Instituto resolveu ampliar este trabalho e divulgar pesquisas para percepção da população sobre o cenário político-eleitoral em parceria com meios de comunicação.