O Tribuna Ribeirão perguntou para entidades de classe de Ribeirão Preto cidade o que elas esperam da próxima administração municipal – 2025/2028, com Ricardo Silva (PSD) eleito. Entre as expectativas, uma das prioridades é a revitalização do centro da cidade. Confira o que cada representante espera.
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional de Ribeirão Preto
“O prefeito Ricardo Silva encontrará uma cidade mais organizada e menos endividada do que Duarte Nogueira quando assumiu, e desta forma existe ambiente para elevar Ribeirão Preto ao próximo nível de desenvolvimento; destacando a aprovação no atual governo do novo Plano Diretor (LUOPS) que contempla áreas para desenvolvimento industrial e também a Lei de Liberdade Econômica.
O investimento industrial traz benefícios inequívocos para o município, e são duas as prioridades do CIESP para Ribeirão Preto. Primeiro a redução do prazo de Licenciamento: Os prazos são muito longos perante outras cidades do mesmo porte e isso afugenta grandes investimentos ou ampliações empresariais dentro do município. Segundo é preciso investir em novas áreas para grandes empreendimentos: Ribeirão Preto não possui nenhuma grade área regularizada para expansão industrial”.
Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto
“A Acirp espera que a próxima administração cumpra com o compromisso de atuar pela requalificação do Centro, partindo da manutenção da sede do poder Executivo nesta área, conforme defendido pelo prefeito eleito durante a campanha. Ao manter a Prefeitura na região central, aproveita-se a infraestrutura já existente e evita-se custos desnecessários e dispendiosos. O Quadrilátero Central carece de investimentos que devolvam sua atratividade para moradores, empresários e consumidores’.
Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Ribeirão Preto
“A 12ª Subseção da Ordem Dos Advogados do Brasil – OAB Ribeirão Preto, defensora da democracia, legalidade e cidadania e como entidade representativa dos Advogados, cuja imprescindibilidade consta no artigo 133 da Constituição Federal desejamos ao Prefeito eleito e toda equipe profícua gestão do Município com observância estrita dos preceitos democráticos e da administração pública que deverão permear todos os atos e decisões”.
Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e CDL
“Esperamos que Ricardo Silva pratique os compromissos assumidos com o Comércio Varejista, como o Plano de Retomada e a revisão do Ribeirão Mobilidade. Comércio e Serviços são a base da nossa economia. Padeceram com a pandemia seguida dos impactos da implantação dos corredores de ônibus.
Também esperamos um governo com a participação ativa das entidades setoriais no Conselho de Desenvolvimento Econômico em apoio à Agência de Desenvolvimento. Queremos colaborar para mais prosperidade e oportunidades para todos”.
Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto
“Temos o propósito: contribuir com a gestão pública nas áreas técnicas de competência de profissionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia. Neste sentido, entregamos para cada um dos candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto o documento Agenda AEAARP 2025/2028 no qual elencamos as intervenções que são prioritárias para nós: investimentos em planejamento, infraestrutura, saneamento, meio ambiente, urbanismo, mobilidade e obras públicas. O investimento nesses setores tem reflexos imediatos em outros que são essenciais, como saúde, educação e cultura. O documento é um primeiro passo. Estamos sempre prontos a contribuir tecnicamente com o poder público, como fazemos com êxito há mais de sete décadas”.
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista
“A Secretaria Municipal do Turismo precisa ser fortalecida junto ao Desenvolvimento Econômico. É importante, também, resolver o Parque Permanente de Exposições, a internacionalização do aeroporto Leite Lopes e promover capacitação de mão de obra par o setor”.