O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) definiu o advogado Vanderlei Caixe Filho como pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto pela legenda. Formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Caixe é especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás.
Atuou como advogado da Pastoral Carcerária, foi coordenador da Comissão dos Direitos Humanos da 12ª Sucessão da OAB, ex-membro da Comissão Estadual e participou, ainda, da Comissão de Defesa do Consumidor. Outra atuação relevante foi a coordenação do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CEDHEP) e a assessoria, como advogado, à Associação Ecologia e Cultura Pau-brasil ex-membro do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente.
Filho de uma importante liderança de esquerda no país, o falecido Wanderlei Caixe, que chegou a ser preso na Ditadura Militar, o pré-candidato afirma que lutará por uma cidade mais humana e sem desigualdade, em que a população possa ser alcançada pelo poder público, com uma nova forma de fazer política.
Segundo o PCdoB a escolha de Caixe foi resultado de uma reflexão com movimentos sociais, lideranças políticas locais, partidárias e grupos mais amplos ligados a setores produtivos da cidade suas lideranças.
Tribuna Ribeirão – O que o levou a colocar seu nome à disposição do PCdoB como pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto?
Vanderlei Caixe – A necessidade de o partido voltar a ter visibilidade e protagonismo próprio, já pensando em 2022 na cláusula de barreira.
Tribuna Ribeirão – No caso específico de Ribeirão Preto o partido não tem representatividade no Legislativo. Como reverter isso?
Vanderlei Caixe – Este é um dos desafios de minha candidatura, ajudar o partido a retomar uma cadeira na Câmara Municipal após ficar fora na última legislatura.
Tribuna Ribeirão – O que sua candidatura propõe de novo em relação às outras até agora cogitadas pela imprensa e pelos próprios políticos?
Vanderlei Caixe – Propõe uma cidade mais humana e sem desigualdade, aonde a população possa ser alcançada pelo poder público, com uma nova forma de fazer política.
Tribuna Ribeirão – A pandemia do coronavírus deverá mudar o jeito e a forma de se fazer campanha. O PCdoB está preparado para uma campanha mais virtual do que presencial?
Vanderlei Caixe – Sim, o partido tem trabalhado em todos os níveis diretivos, para colocar de forma competitiva, não só a nossa campanha à prefeitura, como a chapa de vereadores.
Tribuna Ribeirão – O Brasil vive atualmente um momento de polarização política muito intensa. Isso pode afetar as eleições municipais e transformar a disputa numa espécie de Fla-Flu?
Vanderlei Caixe – As eleições municipais não necessariamente seguem esta polarização, Ribeirão já é por si, uma cidade conservadora e atualmente é governada por um conservador. Então faremos uma campanha de debates de ideias.