Entra ano e sai ano, um grande desafio surge na vida de milhares de jovens: o vestibular. Horas de estudos, abdicação de festas e eventos e muita dedicação. Essa é uma das receitas para quem pretende ir bem ao final das avaliações. O estudante de medicina da Universidade de São Paulo (USP), Arthur Teixeira Carvalho, apresenta um ingrediente a mais nessa receita para o sucesso, a memorização. Arthur utiliza-se dessa técnica desde muito cedo e aprimorou um método. Atualmente aplica seus conhecimentos a estudantes e quem não pode pagar, ele ensina gratuitamente.
Arthur diz que a mente humana foi um assunto que sempre lhe fascinou. “Aos 15 anos, ganhei um livro sobre o funcionamento da memória. Lendo mais a fundo sobre esse tópico, me deparei com as técnicas mnemônicas. Métodos de memorização bem alternativos, usados desde a Grécia antiga, mas quase esquecidos hoje em dia. Comecei a tentar adaptá-los à rotina de aluno de ensino médio. Com os anos fui aprimorando, polindo e até criando métodos semelhantes. Quando cheguei no ano de vestibular, essas técnicas de estudo já tinha se tornado praticamente parte do mim”, ressalta.
O estudante garante que passou em Medicina na USP, uma das mais concorridas no país graças ao seu método. “E hoje ela (memorização) me ajuda e muito no estudo sobre o corpo humano. Agora espero poder compartilhá-las a outros alunos, para que eles também utilizem essas ferramentas para alcançar seus objetivos”, diz.
O curso de memorização é presencial e composto de quatro aulas de 1h30. Nele são apresentadas técnicas que já podem ser aplicadas imediatamente na rotina dos vestibulandos. “São ferramentas para potencializar os estudos. De modo que a dedicação às técnicas e a dedicação ao vestibular se fundem. Ao estudar para o vestibular utilizando as técnicas de memorização, os estudantes tanto se aperfeiçoam nas técnicas mnemônicas, como simultaneamente melhoram seu rendimento de estudo, economizam tempo e aumentam a eficácia”, garante.
Esporte para fugir da pressão – Quem analisa o currículo de Arthur a princípio pode pensar que ele foi um menino que se dedicou apenas aos livros. O que não é verdade. O jovem foi e é praticante de polo aquático, sendo destaque nas competições que disputou. “Acredito que todos os estudantes sofrem com a grande pressão e ansiedade do vestibular. Eu me incluo nesse grupo. Porém, durante minha adolescência, pratiquei esporte intensamente. Polo aquático era um grande pilar da minha vida. E hoje posso dizer que a rotina de campeonatos me levaram a conquistas dentro e fora das piscinas. As lições do polo aquático, foram fundamentais para controlar a ansiedade e lidar com o nervosismo das provas de vestibular. Aprendi a usar a emoção como um combustível, sempre ao meu favor”, ensina.
Nas palestras que ministra, Arthur aborda ainda a inteligência emocional. Segundo ele, não basta apenas ser um bom estudante, dominar a matéria, e ter uma boa estratégia de estudo. Lidar com a emoção (pressão, nervosismo e ansiedade) é peça chave na batalha do vestibular. “No curso, abordamos amplamente esse tema. Os estudantes aprendem táticas para aumentar a confiança em si mesmo, técnicas de relaxamento e até auto-hipnose.Tudo converge para mudança fundamental na vida dos estudantes: deixar de ver o vestibular como um obstáculo, e começar a enxerga-lo como uma oportunidade aberta para alcançar a faculdade dos sonhos”, finaliza.
Além do Curso de Memorização para o Vestibular, Arthur é o organizador do Instituto da Memória de Ribeirão Preto (IME-RP). Os interessados em fazer as aulas podem obter mais informações pelo emailarthur.teixeira.carvalho@usp. br. Para alunos da rede pública há vagas gratuitas.