Tribuna Ribeirão
Artigos

O País das corporações!

As democracias tendem a priorizar os setores organizados. Essa questão precisa ser melhor discutida. Os caminhoneiros não são organizados, mas tiveram uma forcinha das empresas de transporte. A paralisação esteve mais para locaute do que para greve! Foi a corporação empresarial que capitaneou esta greve, como as investigações estão deixando claro. O discurso foi: eu não quero pagar imposto! Logo, vamos socializar esta bagaça! Mais uma conta para todos pagarem a obrigação de alguns!

Isto é claro nos pleitos das corporações, sejam elas de empresários ou de categorias específicas. Por exemplo: a luta dos sindicatos é para os seus! Não vejo uma luta geral para aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada. Mais da metade da força de trabalho no Brasil, não possui sequer carteira de trabalho!

Apesar de lutarem pelos seus interesses corporativos e não gerais, os sindicatos sempre viveram às custas do governo brasileiro, ou seja, do nosso dinheiro, pois o governo só arrecada nosso suado dinherinho. Não produz nada. Por isso chega de falar em dinheiro público. É nosso dinheiro! Dinheiro de quem paga imposto.

A vergonha da renúncia fiscal no Brasil, que privilegia alguns setores empresariais, é um escândalo! Basta ver o setor automobilístico brasileiro. São tão bons que só conseguem exportar carros para Argentina. Internamente contam com muitas benesses governamentais, ou seja, com nosso dinheiro, cobrando um valor pelos carros que vendem vexaminosamente superiores aos preços internacionais, mesmo comparando quando se retira o imposto que se cobra no Brasil.

No campo também temos desequilíbrios. Alguém já viu movimento dos produtores de mandioca? Dos produtores de feijão? Esses setores são concorrenciais. Muitos produtores e muitos compradores. Quanto menos Estado, melhor.

Agora os bandidos de sempre que não pagam suas dívidas, vivem de REFIS em Refis. Estes sim, elegem suas bancadas para garantir estas benesses de suas corporações. Outra corporação nojenta e que devemos abrir o olho: os que não pagam imposto sobre o lucro e os que pagam uma alíquota baixíssima sobre herança. Só o Brasil e outro país no mundo não cobram impostos sobre o lucro. Pode?

Imposto sobre herança tem alíquota no Brasil de 4%!!! Nos EUA a menor alíquota sobre herança é de 29%. Sempre vi muitas fundações beneméritas nos EUA e achava que os milionários norte-americanos eram mais bonzinhos que os nossos tupiniquins. Nada disso. Para não cair nesse imposto e poder ter direito de dizer onde aplicar parte da sua fortuna, todos eles criam fundações em vida e fogem dessa cobrança de imposto, doando em vida. A Fundação Bill e Melinda Gates é um exemplo disso.

Imagina quanta fundação fazendo coisa boa poderia haver no Brasil! A sociedade precisa refletir sobre isso. Não podemos ser uma sociedade das corporações que manipulam as ações do governo para seus interesses, e quem paga a conta é quem paga imposto. Além disso, a imensa maioria desorganizada não tem serviço público decente. Isso é o pior!!!

A maior corporação desse país é a dos banqueiros. Essa é terrível.Vejam: 49% dos gastos da União é com pagamento de juros!!! 29% com aposentadorias (a maior parte de corporações – com os Marajás do serviço público, não são todos e nem a maioria, mas políticos, juízes, desembargadores, promotores, altos funcionários do executivo, legislativo e do judiciário) e apenas 22% dos gastos é para todo o resto!!!

Saúde, educação, segurança, etc. O país está sendo saqueado pelas corporações. Precisamos alertar a sociedade para isso. Precisamos principalmente alertar a grande maioria que não tem os seus direitos de cidadão minimamente respeitados!

Postagens relacionadas

Quando começou a Medicina?

Redação 5

Proteção para o policial no exercício da função

Redação 1

Ode à vida! 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com