Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Entrevista: Lincoln Fernandes, o futuro presidente da Câmara de RP

Para constatar isto, bas­ta analisar seus discursos na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, ou seus co­mentários, no programa que apresenta em uma emissora de rádio e televisão da cidade.

Considerado por alguns como “radical demais” e por outros como “coerente”, o par­lamentar acaba de ser eleito, no dia 29 de novembro, o novo presidente da Câmara Munici­pal. Terá pela frente o desafio de administrar uma Casa de Leis com 228 servidores – dos quais 135 comissionados e 93 efetivos – e um orçamento anu­al de R$ 64 milhões.

Na esfera política ele será o responsável pela interlocução entre o Legislativo e a Prefei­tura Municipal, comandada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) a quem costuma cri­ticar. Nesta entrevista Lincoln Fernandes, assume o cargo em 1 de janeiro de 2019 fala um pouco sobre seus planos e garante: ”Não vou mudar mi­nha postura política em abso­lutamente nada”.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor acaba de ser eleito pre­sidente do Legislativo. Que análise faz desta vitória?
Lincoln Fernandes – Foi uma vitória robusta. A vota­ção aumentou em relação aos anos anteriores na eleição da Mesa. Um grupo de vereado­res independentes que tem feito um trabalho transparen­te, planejado, com resultados práticos para a população. O resultado mostra um traba­lho bem feito, e o que é bom, continua. A Câmara começa a ter uma nova identidade.

Tribuna Ribeirão – O seu cargo é o segundo mais im­portante politicamente da cidade. O que a população pode esperar de sua gestão?
Lincoln Fernandes – O povo pode esperar de mim um grande defensor. Tenho agido assim em meus posicionamen­tos até agora e não vou mudar. Ao lado de outros vereadores vamos fortalecer ainda mais a posição institucional da Câ­mara. Uma Câmara forte sig­nifica um povo forte.

Tribuna Ribeirão – A Câ­mara Municipal muitas vezes é apontada e criticada de não estar conectada com os inte­resses da população. O senhor concorda com estas críticas?
Lincoln Fernandes – Não concordo. Essas críticas par­tem muitas vezes de alguns ditos especialistas que não vivem o dia-dia da popula­ção. Conhecem os problemas apenas em teoria e querem resolver as questões da cidade em grupos de WhatsApp. O melhor especialista é o povo, que vive e sofre o problema no dia-dia. A Câmara, esta sim, vai aumentar ainda mais essa conexão com as pessoas e entidades. As portas estão abertas. Não fosse o trabalho da Câmara, o PS Central es­taria fechado e o povo estaria pagando IPTU com 100% de aumento.

Tribuna Ribeirão – O Tribunal de Contas do Es­tado tem questionado as Câmaras Municipais sobre o que chama desproporção entre os cargos efetivos e os comissionados. Este assunto será tema de sua gestão?
Lincoln Fernandes – A Câmara adotou medidas im­portantíssimas de acordo com os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas ao longo dos anos. Não existe mais omissão. O que é pro­blema tem de ser resolvido. A gestão da atual Mesa, pre­sidida pelo vereador Igor Oli­veira, avançou muito nessas questões administrativas.

Tribuna Ribeirão – Nos meios políticos é sabido que o senhor é oposição ferrenha ao atual prefeito Duarte Noguei­ra. Como será essa convivên­cia política em 2019?
Lincoln Fernandes – Meu relacionamento com o prefei­to é republicano. Uma rela­ção absolutamente normal e respeitosa. Logo após a elei­ção o prefeito me ligou pa­rabenizando pelo resultado. O que for bom para a cidade nós vamos apoiar. Ribeirão está acima de tudo e oposição bem feita é saudável para a ci­dade, reflete em melhor qua­lidade nos serviços públicos. É melhor para o município um vereador fiscalizador do que bajulador.

Tribuna Ribeirão – Sua origem é no rádio jornalis­mo e seu mestre o falecido jornalista e político Wilson Toni. Que semelhanças exis­tem entre vocês?
Lincoln Fernandes – Wil­son Toni foi meu grande pro­fessor, assim como outros profissionais da comunicação com quem trabalhei, como o Morandini também com quem aprendi e tenho mui­ta gratidão. Toni conhecia a cidade como ninguém, era questionador, pensava no povo e trabalhava demais. Eu acordo todos os dias para tra­balhar às 4h30 da manhã. As outras virtudes que ele tinha, eu não ousaria dizer que tam­bém tenho, minha única cer­teza é que ele está muito feliz lá no céu ao saber que serei o 18° Presidente na história da Câmara de Ribeirão Preto.

Tribuna Ribeirão – Nos bastidores político fala-se que o baixo clero teria che­gado ao poder com a eleição da atual mesa. Como o se­nhor analisa estas críticas?
Lincoln Fernandes – Essa pergunta é segregacionista, quem pensa assim é precon­ceituoso. O que define os chamados alto e baixo clero? Poder financeiro? Capacida­de intelectual? O que é mais útil para cidade, vereadores simples que vivem e sofrem junto à população, correndo para resolver os problemas da cidade no dia a dia, ou po­líticos metidos à intelectuais, que julgam trabalhos de co­legas em grupos de internet, apostando whisky importa­do, enquanto a cidade está caindo aos pedaços?

Tribuna Ribeirão – Cite dois de seus projetos como presidente da Câmara.
Lincoln Fernandes – In­dependência , transparência e uma Câmara forte para defen­der o povo.

Tribuna Ri­beirão – O senhor é favorável à redu­ção no número de ve­readores para 22 na pró­xima legislatura?
Lincoln Fernandes – Sou a favor de mais qualidade e menos quantidade.

Tribuna Ribeirão – Es­pecula-se que o empresário Chaim Zaher pode ser can­didato a prefeito em 2020 e que sua aproximação com ele faz parte deste processo. Isso tem fundamento?
Lincoln Fernandes – Mi­nha relação com o Chaim Zaher é de respeito e admira­ção pela sua trajetória. Sou pro­fissional, apresentador de um programa jornalístico em suas empresas de comunicação. Até onde sei, Chaim, que faz muito mais pela cidade do que muitos políticos não têm filiação parti­dária e não é candidato a qual­quer cargo eletivo.

Postagens relacionadas

Avenida da zona Sul terá trecho interditado

Luque

Vereadores cobram ‘fatia’ do orçamento

Redação 1

Bairros da zona sul podem ficar sem água nesta quinta

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com