Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

O novo membro do Cidadania

FOTOS: JF PIMENTA

Na eleição de 2012, Mar­cos Papa foi eleito vereador em Ribeirão Preto com 4.941 votos. Em 2016 foi reeleito com 7.124 votos – o segundo vereador mais votado. Já em 2018, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados obtendo 23.703 votos, sendo 18.273 na cidade.

Cotado para ser candida­to a prefeito nas eleições de outubro, na última semana, ele deixou o Rede Susten­tabilidade, da ex-ministra Marina Silva, e migrou para o Cidadania, do deputado federal Arnaldo Jardim e do vice-prefeito Carlos Cesar Barbosa.

Tribuna Ribeirão – O que o levou a escolha do Cidada­nia como sua nova legenda?
Marcos Papa – A total liberdade de continuar exer­cendo nosso mandato, como temos feito, e executar nosso projeto de sustentabilidade para Ribeirão Preto. Susten­tabilidade ambiental é o cen­tro do conceito que também inclui o desenvolvimento sustentável e social. Nosso mandato consiste em erigir uma cidade próspera, menos hostil ao desenvolvimento econômico, socialmente mais justa e ecologicamente cor­reta. Continuar o combate à corrupção e a implementação da transparência, como valor estratégico do nosso municí­pio. Seguir tomando todas as providências necessárias para que Ribeirão Preto tenha transporte público de nível excelente. Lamentavelmente temos um transporte público ruim aqui. Falta muita vonta­de política e atitude enérgica do Poder Executivo nesse tema essencial. Seguir exi­gindo tratamento ambiental e economicamente corretos ao nosso lixo, desde a cole­ta, transbordo até sua desti­nação. Continuar o combate ao desperdício da água pelo Daerp e completar a coleta e o tratamento de esgoto nas comunidades que já somam 40 mil pessoas.

Tribuna Ribeirão – Seu ingresso no Cidadania inclui também um trabalho de am­pliação da legenda na região?
Marcos Papa – Sim, sem dúvida. A Região Metropo­litana receberá nossa aten­ção. Vamos disseminar leis e práticas importantes que consolidamos aqui, como a independência parlamentar para rigorosa fiscalização do Executivo, o combate sem tréguas à corrupção, a proi­bição de votações no apagar das luzes do ano legislativo, permitindo melhor acompa­nhamento pela população, a obrigatoriedade de publica­ção das compras com dispen­sa de licitação, a Lei das Filas do SUS, que mostra a posição de cada paciente que aguarda consultas, exames e cirurgias, a Lei do Olhômetro, que obri­ga a publicidade das vistorias nas pontes e nos viadutos da cidade e a Lei das Hortas Urbanas, entre outras. Todas sancionadas pelo Executivo. Também iremos colaborar na experiência que desenvolve­mos nas conduções de CPIs.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor é um dos nomes cotados para disputar a eleição para prefeito em 4 de outubro. Existe essa possibilidade?
Marcos Papa – Não. Tive a felicidade de receber esse convite de legendas im­portantes, mas decidi que ainda não é o momento. Quero continuar a exercer a primeira prerrogativa do trabalho parlamentar, que é a fiscalização dos atos do Poder Executivo.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor trouxe pessoas do seu grupo político para o Cida­dania?
Marcos Papa – Sim, ta­lentos de áreas importan­tes como Educação, Ino­vação, Desenvolvimento Econômico, Responsabili­dade Socioambiental, Ter­ceiro Setor, Meio Ambiente e enfrentamento ao machis­mo, racismo e LGBTfobia, entre outros. São pessoas que já estão colaborando com seus saberes em bene­fício da cidade e abraçaram comigo trabalhos no campo da política partidária.

Tribuna Ribeirão – A legenda terá chapa com­pleta de candidatos para vereador?
Marcos Papa – Sim! Te­mos muito a contribuir.

Tribuna Ribeirão – Pela Rede Sustentabilidade o se­nhor conseguiu, entre outras conquistas jurídicas – ainda não em definitivo –, a sus­pensão do reajuste da tarifa do transporte coletivo na ci­dade referente a 2019. Com ficam esses processos já que não está mais no partido?
Marcos Papa – Foi uma vitória histórica em bene­fício dos usuários e de toda a população, haja vista que um bom transporte coletivo beneficia a cidade como um todo, com mais segurança aos usuários, menos engarra­famentos, menos acidentes e mortes, menos poluição, me­nos barulho e melhor mobi­lidade para todos. O Cidada­nia concedeu plena liberdade para nosso mandato conti­nuar esse enfrentamento e somará forças pela definiti­va vitória nesses processos. O Poder Executivo tem sido excessivamente complacen­te com os descumprimentos contratuais do Consórcio PróUrbano. Isso é inaceitá­vel! Vamos manter a pressão pela defesa intransigente dos interesses da população. A supremacia do interesse pú­blico deve primar nas atitu­des dos bons governantes.

Tribuna Ribeirão – Em sua avalição, quais são aos principais problemas de Ri­beirão Preto atualmente?
Marcos Papa – A ausên­cia de um Plano Municipal de Educação discutido, apro­vado e implementado em conjunto com a sociedade. A escandalosa ruína finan­ceira e administrativa que o governo anterior nos deixou, o que impediu a cidade de ter a zeladoria necessária. O gigantesco rombo do IPM, que tira 15% de tudo o que ribeirão-pretano paga em impostos: R$310 milhões nesse ano! Falta de diálogo com os servidores, que sofre­ram horrores com a gestão anterior, posto que muitos estavam subordinados à co­missionados desqualificados tecnicamente. Cobertura ar­bórea insuficiente e geografi­camente mal distribuída.

Tribuna Ribeirão – Em função da pandemia do Co­ronavírus a próxima cam­panha eleitoral deverá ser mais virtual do que presen­cial. Como o senhor preten­de trabalhar dentro deste novo contexto.
Marcos Papa – Certa­mente o trabalho virtual ga­nhará mais ênfase. Vamos ver o quanto será possível estar nas ruas, que é como eu mais gosto de trabalhar. A importância do contato pessoal é insuperável e traz muitas boas ideias a serem aproveitadas na execução do mandato.

Tribuna Ribeirão – Como é sua relação com o vice-prefeito, Carlos Cesar Barbosa, agora seu compa­nheiro de partido e declara­do crítico do atual governo municipal?
Marcos Papa – Muito respeitosa! Há tempos ele me convidava. Elaboramos juntos a atual Política Muni­cipal para os Moradores em Situação de Rua. Seu convite somado ao do deputado fede­ral Arnaldo Jardim selaram a soma das nossas forças.

Postagens relacionadas

Pedro Leão e Fábio de Jesus recebem prêmio de Direitos Humanos LGBT

Redação 2

Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até dia 27

Redação 1

Rodrigo Silva, filho de deputado é preso após atropelamento

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com