Tribuna Ribeirão
Artigos

O novo coronavírus: panorama atual – II

Como sabemos, esse novo coronavírus que está causando dor, sofrimen­to e tristeza no mundo inteiro, teve sua origem na China no final do ano passado. O vírus quando é transmitido infecta uma pessoa e pode causar sintomas ou não, mas sempre é capaz de ser transmitido a outras. Como sempre vamos seguir o formato pedagógico de perguntas e respostas para melhor compreensão de nossos leitores.

1. Nos últimos 15 dias houve alguma mudança em Ribeirão Preto em relação à doença covid-19 causada pelo novo coronavírus?
Houve sim. Nos últimos 15 dias houve uma mudança muito grande e para pior. O número de infectados e de doentes tem aumentado. E isso se deve a várias causas tanto devido ao governo como à população. Da parte do governo está havendo desencontro de informações tanto de autoridades do estado quanto dos municípios.
E isto é muito ruim por que traz confusão na cabeça das pessoas. De parte da população parece que as pessoas não estão levando a sério o perigo real e imediato de ser contaminada de desenvolver a doença e do risco de ela evoluir para uma condição grave, podendo colocar em risco a vida da pessoa. Ribeirão Preto já tem cerca de 519 casos novos nas últimas 24 horas com 12 óbitos e mais de 200 mortes no total, o que é uma situação muito grave.

2. E na nossa região de Ribeirão Preto, como está essa problemática?
Também está muito preocupante. Segundo dados divulgados pelo DRS XIII (Departamento Regional de Saúde) com abrangência em 25 municípios já estamos com 315 mortes e quase 10 mil infectados e que certamente são possuidores de um potencial de transmissão. Portanto, é motivo de grande preocupação. Vale dizer ainda que municípios próximos de Ribeirão Preto não pertencentes ao DRS XIII também estão com número de infectados e de óbitos só aumentando.

3. E o que dizer do estado de São Paulo em relação ao novo coronavírus?
Apesar de permanecer estável na capital ou até de um discreta diminui­ção de infectados quando comparados com o interior, a situação do nosso estado é ainda muito preocupante, pois o conjunto de dados mostra só aumento de casos tanto de óbitos quanto de contaminados. Ao analisarmos os dados fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde constatamos que cerca de 70% dos novos casos estão no interior. Isto quer dizer que o vírus está se alastrando cada vez mais para o interior.
4. Em relação ao Brasil, qual é a situação atual em relação ao novo coronavírus?
Muito ruim também. Infelizmente o número de infectados e de óbitos está aumentando em seu conjunto. Antes de mais nada estamos em uma guerra contra um poderoso e invisível inimigo: esse vírus. E nessa guerra cruel, também infelizmente com conotação política o que é um fator agra­vante que está contribuindo para o seu prolongamento.
Há algum tempo, também por razões políticas, foi afastado o então mi­nistro Dr. Luiz Henrique Mandetta sendo substituído pelo Dr. Nélson Teich, que também foi afastado por discordâncias políticas, tendo permanecido no cargo por apenas um mês. O atual ministro, que é interino, tem se esforçado muito, mas as condições atuais do Brasil são bastantes adversas e os desafios são gigantescos. Infelizmente estamos perto de ter dois milhões de contami­nados e de 70 mil brasileiros mortos, o que é um número impressionante.

5. No que diz respeito ao mundo como um todo como está a situação atual em relação ao novo coronavírus e suas consequências?
O mundo está numa situação preocupante. Na China, berço de origem do vírus existe a preocupação constante em relação à presença de uma nova onda de disseminação. Já na Europa Ocidental alguns países como Itália, Espanha, França e Alemanha parece estar havendo uma diminuição impor­tante, o que não está acontecendo no Reino Unido. Já na Rússia está havendo um aumento muito grande no número de infectados e de mortes. Mas a fonte maior de preocupação está sendo os Estados Unidos onde tanto o número de infectados quanto de óbitos aumenta assustadoramente. (Continua na próxima semana)

Postagens relacionadas

Bolsonaro entre a bruxa e a feiticeira

William Teodoro

Chamaram tanto pelas trevas que a obscuridade chegou!

Redação 1

Tributo a Manoel Penna

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com