A Delegacia Regional da Polícia Federal de Ribeirão Preto tem novo “xerife”. Nesta sexta-feira, 10 de maio, tomou posse no cargo o delegado Fernando Augusto Battaus, que será responsável pela metrópole e outras 61 cidades que compõem a região noroeste do Estado de São Paulo. Assume o comando no lugar de Edson Geraldo de Souza, transferido para comandar a unidade de Campinas, onde a jurisdição da PF abrange 60 municípios e também o Aeroporto Internacional de Viracopos.
Battaus, de 44 anos, é natural de Olímpia, na região de São José do Rio Preto. Graduado em Direito, entrou para a corporação em 2003, vindo para Ribeirão Preto em 2005 onde permaneceu até 2014. Em seu discurso de posse, afirmou que é um prazer retornar à cidade e que continuará trabalhando para que a Polícia Federal alcance mais êxito do que tem conseguido no combate ao crime e à corrupção na cidade.
Ela estava na chefia da PF em Araraquara. É casado e pai de dois filhos. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ingressou nos quadros do Departamento de Polícia Federal no ano de 2003, tendo trabalhado nas delegacias de Dourados (MS), Ribeirão Preto e Marília. Edson Geraldo de Souza, que ocupava a chefia local desde 2016, participou da cerimônia de transmissão de cargo.
Quem também esteve na Acirp para acompanhar a posse Battaus foi o superintendente regional da PF em São Paulo, o número 1 da corporação no estado, Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, que neste ano substituiu Disney Rosseti – foi nomeado novo diretor -executivo (Direx), segundo posto na hierarquia da direção-geral da PF, em Brasília.
Assim como Battaus e Souza, Almeida Filho também fez carreira em Ribeirão Preto – tomou posse como delegado em 1999 e passou a conduzir operações e investigações no interior paulista. Em 2009, assumiu a chefia da Delegacia de Ribeirão Preto, onde permaneceu até que Disney Rosseti o chamasse para um novo desafio.
Em 2016, assumiu o cargo de delegado regional executivo, segundo lugar na hierarquia da corporação, a convite de Disney Rosseti, até chegar ao topo na hierarquia da corporação, em março deste ano. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) também prestigiou a posse de Fernando Augusto Battaus na manhã de ontem.
Almeida Filho agradeceu ao delegado Edson Geraldo de Souza pelo brilhante trabalho à frente da PF em Ribeirão Preto e desejou sucesso ao novo chefe regional. Souza lembrou a excelência do trabalho da delegacia local, o prestígio e o reconhecimento dos profissionais em todo o país. O modelo de eficiência da corporação no interior paulista ganhou fama e ficou conhecido como a “República de Ribeirão Preto”.
“Em 2008, elaboramos um documento, chamado de marco zero, e nele estabelecemos tudo de necessário para que a Polícia Federal evoluísse. Não havia nenhum estudo na PF deste tipo em lugar algum do país e fomos os primeiros a lançar e participar disso”, ressaltou o ex-chefe da PF, em Ribeirão Preto. De acordo com ele, o resultado foi um planejamento anual onde ficou estabelecido como a Polícia Federal atenderia a cidade.
“Nós formamos uma equipe tão fechada, sob o comando do doutor Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, que conseguimos tornar Ribeirão Preto uma referência nacional. Essa é uma grata satisfação que nós temos, eu tenho certeza que não preciso dizer as operações que nós fizemos aqui nesta forma de evolução, e encontramos muitos parceiros em todas as esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como na sociedade civil organizada, para alcançar os objetivos”, disse Edson Geraldo de Souza.
Para o novo chefe da Delegacia da PF em Ribeirão Preto, Fernando Augusto Battaus, no rol das atribuições da corporação estão o combate ao tráfico de drogas, crime de descaminho, desvio de recursos públicos, abuso sexual e infantil. “Todavia, um crime em particular preocupa a sociedade brasileira e, sem dúvida, causa primeira e fundamento secular do atraso econômico e social de nosso país, que é a corrupção. A repressão a esse mal deve ser permanente. A PF, com a mais absoluta certeza, não irá se apequenar frente a esta situação”, garante.
Segundo o prefeito Duarte Nogueira, “a Polícia Federal em Ribeirão Preto, há um bom tempo, seja do ponto de vista regional ou local, já deu sinais concretos desta nova era e deste momento de mudanças pelo qual o país está passando”. “O momento exige três qualidades do cidadão brasileiros em todos os lugares onde ele estiver. Primeiro, vida prática experimentada no trabalho. Segundo, currículo em permanente processo de aprendizado, sintonizado com esse mundo tecnologicamente aprimorado. Em terceiro, cidadão de vida ilibada”, completou.