Desde o início da pandemia de covid-19, no ano passado, quando surgiram os primeiros casos e óbitos, fui categórico ao afirmar que privilegiaria a saúde, a vida das pessoas, para depois destinar preocupação para a economia. E foi assim que fizemos, com atenção máxima ao atendimento dos que precisaram de atendimento médico, medicamentos e internação. Depois veio a possibilidade de vacinação e nos preparamos para atender ao maior número de interessados no menor espaço de tempo. Infelizmente as vacinas não foram produzidas por nós e tivemos que esperar que elas chegassem para levar a imunização a todos. No que dependeu de nosso sistema de saúde, foram disponibilizados todos os recursos necessários.
Assim que as doses chegaram os agendamentos foram comunicados de forma transparente e rápida, o que ainda acontece. Com a ajuda dos veículos de comunicação, levamos as informações a todos que buscam pela imunização, com o agendamento por meio do site oficial da prefeitura e por dois números de telefones disponibilizados. Evitamos filas e vacinamos sem demora. E poderíamos ter vacinado mais rápido, porque temos disponibilidade de aplicar 40 mil doses por dia. Só não o fizemos porque a vacina foi distribuída parceladamente, seguindo o calendário de vacinação do governo estadual. Mas reforçamos nossas estruturas de armazenamento e transporte para conseguir os melhores resultados.
Felizmente chegamos ao momento de nos preocuparmos com a retomada das atividades econômicas, sociais, culturais, esportivas etc. Na verdade essa retomada já vem acontecendo há alguns meses e com ótimos resultados na geração de novos postos de trabalho. As pessoas que passaram pelas dificuldades impostas pela pandemia começam a obter renda em função da melhor empregabilidade e da movimentação do comércio e da prestação de serviços. Por isso, justamente agora é o momento de apoiar os cidadãos e empresas pelo programa Retoma Ribeirão, com a concessão de facilidades para quitar débitos atrasados com a Prefeitura Municipal e autarquias, como o Daerp.
Pelo Retoma Ribeirão, os interessados podem quitar seus débitos com descontos de até 100% nos juros e 90% nas multas para pagamentos à vista ou parcelar os débitos em até 36 vezes, no caso da Fazenda Municipal, e em até 60 vezes, no caso do Daerp. Poderão ser regularizados débitos gerados até o dia 30 de setembro de 2021, de pessoas físicas ou jurídicas, mesmo que inscritos em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar.
A adesão ao programa poderá ser feita pela internet, no site da Prefeitura, ou no posto de atendimento da Prefeitura no Poupatempo. O prazo para adesão vai até o dia 20 de dezembro. Já para aderir ao programa de regularização de débitos do Daerp basta ir ao Poupatempo – de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h – ou ao Posto de Atendimento da rua Amador Bueno, nº 22 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
No Retoma Ribeirão estão vários benefícios, sendo o principal deles a redução de juros e multa de mora inclusive nos parcelamentos, com percentuais menores. É uma excelente oportunidade para as pessoas quitarem seus débitos e reabilitarem seu crédito, caso tenham sido negativadas. Assim, além das facilidades às pessoas jurídicas, as empresas terão mais consumidores aptos a obterem crédito para as compras de final de ano.
Por tudo isso este é o momento certo para apoiar o desenvolvimento e focar nossas ações na retomada econômica, com geração de emprego e renda e oportunidades para as pessoas buscarem a normalidade de suas vidas, dentro das restrições ainda impostas pela pandemia, que tem bons indicadores de melhora, mas que ainda está entre nós.