Tribuna Ribeirão
Artigos

O Mundo Binário Emburrecedor 

Odônio dos Anjos Filho *
[email protected]

Admiro muito o Miguel Ângelo Nicolelis e é dele a afirmação que a Inteligência Artificial nem é Inteligência nem é Artificial!
20
Veja mais nessa brilhante entrevista dele:

https://youtu.be/Fw8fJxWhQX8?si=3ogz3KtodUxzcX3k

Mas quero aqui puxar outra coisa que ele abordou e também concordo. A catástrofe climática é capaz de perder espaço para a catástrofe mental que o homem está atravessando, podendo matar o ser humano antes do problema climático.

A criação de zumbis digitais pode levar a extinção da raça humana. O instinto de sobrevivência e da importância do grupo, daí vindo a empatia e a solidariedade estão dando espaço aos prazeres rápidos e ao individualismo!

O mundo não é binário!

Entre o branco e o preto existem vários tons de cinza e outras milhares de cores.

No caso da política, a última pesquisa do Datafolha apontou que 33% dos entrevistados se intitulam petistas e 25% bolsonaristas. Dentre eles certamente há muitas variações. Os demais, 42% dos entrevistados, ou seja, o maior grupo, não são nem um, nem outro. Todavia, no jeito binário e superficial de pensar, quem não é bolsonarista é petista e vice versa!

O mundo binário é uma simplificação rasa que atrai a grande massa com baixa capacidade cognitiva, pois facilita.

Como dizia meu pai, para uma questão complexa há sempre uma resposta simples. E ERRADA!

Essa táboa rasa que estamos vivendo pode nos levar a destruição.

Um exemplo recente, veio desse governo idiota do Estado de São Paulo, dizendo que iria retirar os livros das escolas. Na contra mão do que tem sido observado no mundo. Recentemente Finlândia e Suécia decidiram voltar aos livros e retirar computadores das salas de aula, pois perceberam, com pesquisas, uma redução da capacidade cognitiva das crianças.

O mundo é múltiplo, complexo e multifacetado. O mundo binário não representa o mundo real. É uma ferramenta, mas jamais substituirá o oráculo que é o ser humano e seu cérebro.

A lei dos mais fortes não foi o que nos trouxe até aqui.

Precisamos acordar que nesse mundo binário o homem caminha para um individualismo extremo e o que fez o homem evoluir foi o oposto, foi a sua capacidade de formar grupos e cultivar sentimentos como empatia e solidariedade.

* Engenheiro agrônomo e administrador de empresas 

 

Postagens relacionadas

Bibliotecas Escolares: Espaços de Saber, Cultura e Inclusão 

William Teodoro

O peso dos trabalhadores por conta própria na economia

William Teodoro

Cooperativismo e o progresso social

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com