Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

O mais novo vereador de RP

FOTOS: ALFREDO RISK

Luiz Antônio França é o mais novo vereador de Ribeirão Preto. Suplente pelo Partido Democrático Brasileiro, ele assumiu o cargo há quinze dias no lugar de Otoniel Lima (Progressistas), que perdeu o mandato por decisão ju­dicial. Os dois partidos foram coligados nas eleições municipais de 2016.

Presidente da Associação dos Mo­radores do Complexo Ribeirão Verde, um conjunto com vários bairros lo­calizados na região Leste, França teve 1.682 votos e promete trabalhar muito no curto mandato – um ano – que tem pela frente. As próximas eleições muni­cipais estão previstas para 4 de outubro de 2020.

Tribuna Ribeirão – O senhor assumiu o mandato faltando pou­co mais de um ano de trabalhos da atual Legislatura. Isso prejudica sua atuação em relação aos outros parlamentares?
Luiz França – Sim, sem dúvida. Os outros vinte e seis vereadores es­tão no cargo há três anos e já pas­saram pela fase de adaptação. Agora estão trabalhando a todo vapor. Es­tamos às vésperas do início do últi­mo ano, além do fato de eu nunca ter exercido o mandato de vereador. Mesmo com essa grande diferen­ça, tenho certeza que conseguirei fazer um bom trabalho. Há muitos anos exerço um trabalho voluntário nos movimentos populares e só no Complexo Ribeirão Verde foram – até o momento – vinte e dois anos.

O senhor tem um trabalho po­lítico ligado a Zona Leste da cida­de. Seu mandato terá aquela re­gião como foco?
Quando fui candidato minha proposta era fortalecer os traba­lhos que realizo no Complexo Ri­beirão Verde e aos poucos estender para outros bairros de nossa cidade. Hoje assumindo o mandato reafir­mo este compromisso.

O senhor tem enviado diaria­mente via Whatsapp suas agendas política e de atendimento. O que o levou a fazer isso?
Isso é uma questão de princípio. Desde o início de minha militância sempre defendi que a população deve saber como e onde está sendo aplicado o dinheiro público. Hoje é o que faço, dou satisfação àqueles que votaram em mim.

Cite dois projetos que o se­nhor pretende apresentar como vereador.
Tenho vários projetos a serem propostos. Todos eles serão discuti­dos com a população, pois, é ela a beneficiada e, portanto deverá ser ouvida. Como exemplo, cito a cria­ção do Parque Ecológico Ribeirão Verde que já está sendo discutida com os moradores daquele Com­plexo para podermos elaborá-lo em conjunto com a Secretaria Munici­pal do Meio Ambiente.

Também iniciamos conversa­ções com os moradores dos bairros Jardim Aeroporto, Jardim Salgado Filho I e II, Vila Hípica, Jardim Iara, Vila Mariana, Vila Carvalho, Jardim Jóquei Clube e todas as comunida­des daquela região, no intuito de apresentar um projeto de inclusão social, usando para isso o Parque Permanente de Exposições, a antiga Feapam. Em breve detalharemos o teor do projeto.

O senhor tem alguma proposta na área da Saúde para aquela re­gião da cidade?
Sim. Acreditamos ser impor­tante a construção de uma uni­dade de atenção básica à saúde no Jardim Antônio Palocci, além de uma unidade de pronto aten­dimento 24 horas. Hoje esse tipo de atendimento é prestado somen­te na Unidade de Pronto Atendi­mento (UPA) da avenida Treze de Maio e na Unidade Básica Distri­tal de Saúde (UBDS) do Quintino Facci II. Além da distância, o aces­so é muito difícil para quem resi­de no Complexo Ribeirão Verde e utiliza transporte público. Não existe ônibus direto que passe por esses locais, o que dificulta o aces­so dos moradores.

O senhor foi eleito pelo PDT – Partido Democrático Trabalhis­ta e como candidato de oposição ao atual governo. Que avaliação faz da atual Administração Mu­nicipal?
Como vereador, com apenas quinze dias de mandato, é prema­turo fazer qualquer avaliação do Governo. Mas, como cidadão, não faço uma boa avaliação. Como pre­sidente da Associação de Morado­res, solicitei várias vezes reunião com o prefeito Duarte Nogueira e nunca fui atendido. Quando fui atendido pelos seus secretários, minhas propostas nunca foram atendidas e, por diversas vezes, ti­vemos que solicitar a intervenção do Ministério Público e Justiça. Todas as obras que estão sendo realizadas na região em que resido são oriundas destas solicitações ao Ministério Público e a Justiça.
Além disso, vejo que as prio­ridades elencadas pela atual ad­ministração são totalmente dife­rentes das quais trabalhamos. Em meu ponto de vista é necessário maciço investimento nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e Cultu­ra, áreas que a atual administração deixa muito a desejar.

Como o senhor avalia o traba­lho da atual Câmara?
Nos últimos três anos estive exercendo a função de assessor par­lamentar do deputado estadual Ra­fael Silva, trabalho este que me fez distanciar dos trabalhos da Câmara Municipal. Somente agora estou me aproximando da Câmara Municipal devido a esse processo que me trou­xe ao atual mandato.

Em sua avaliação quais são os principais problemas de Ribei­rão Preto?
Vejo os problemas vividos pe­los ribeirão-pretanos nas áreas de Saúde, Educação, Esporte e Cultura como os principais problemas de nossa cidade, pois, não há investi­mentos adequados nessas áreas. Se houver investimentos de fato, po­deremos ter cidadãos e com plenas condições de trabalharem pelas suas emancipações

Postagens relacionadas

Doze contratos chegam ao fim no Comercial neste fim de semana 

Redação 2

Mega-Sena deve pagar neste sábado prêmio de R$ 26 milhões

Redação 2

Kombi furtada de jovem com distrofia é recuperada

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com