Tribuna Ribeirão
Cultura

O fundador do Hare Krishina

O premiado documentário “Hare Krishina! O mantra, o movimen­to e o swami que começou tudo” estreia em circuito nacional nesta quinta-feira, 10 de maio. Vence­dor do prêmio de melhor filme no Illuminate Film Festival de 2017, no Arizona (EUA), retrata a vida de Srila Prabhupada, o swami indiano de 70 anos que chegou à cidade de Nova York em um cargueiro, sem recursos financeiros, em meio à turbulenta década de 1960. A di­reção é de John Griesse.

Em Ribeirão Preto, o documen­tário será exibido em uma das salas da rede Cinépolis do Shopping Santa Úrsula (rua São José nº 933, Centro), com uma sessão por noite. A pro­dução conta com arquivos inéditos, gravações de áudio do próprio Pra­bhupada e entrevistas com seus pri­meiros seguidores, além de muitos registros dos anos 60 e 70, auge da contracultura. Na história, também há registros do Brasil, de quando o líder esteve no Rio de Janeiro e na Fazenda Pindamonhangaba, na dé­cada de 1980.

O diretor John Griesse, que se aproximou pela primeira vez de Sri­la Prabhupada, em 1970, na Índia, apresenta os bastidores do mo­vimento cultural nascido na cena artística e intelectual de Nova York e São Francisco, passando pela be­atlemania de Londres. Ele mostra, inclusive, como George Harrison ajudou a lançar um single de 16 pa­lavras com o mantra do movimento hare pelo selo dos Beatles, que vi­rou hit de meditação na Inglaterra. Mais tarde, seu sucesso solo “My Sweet Lord” apresentou o canto de “hare krishna” para todo o pla­neta, sendo considerado uma das músicas mais icônicas da época. A partir daí o movimento de Prabhu­pada explodiu definitivamente.

Ao todo, o documentário levou quatro anos de pesquisa para ser finalizado e teve mais de 31 horas de filme gravadas por John durante toda sua convivência com o líder. A produção foi lançada em 100 cine­mas nos Estados Unidos, em 2017, e em 350 teatros na Índia, Rússia, Ucrânia, Canadá, Lithuania, Austrá­lia, África do Sul, Singapura e Ilhas Maurício. Na América Latina, co­meçou com 53 cinemas no México, seguido pela Argentina, Costa Rica, Guatemala, Chile, Panamá, Peru, El Salvador, Honduras e Colômbia.

Sinopse – Fundador do movi­mento espiritual Hare Krishna, Srila Prabhupada chegou aos Estados Unidos em 1965 com 70 anos e praticamente nenhum dinheiro ou contatos. Morando em Nova Ior­que, ele começou a dar palestras interpretando antigos sânscritos indianos na época do auge da contracultura, e os jovens hippies, inclusive George Harrison dos Be­atles, rapidamente se juntaram. O swami foi um incansável promotor até sua morte em 1977, tendo via­jado por todo o mundo para espa­lhar sua mensagem.

Srila Prabhupada faleceu em 14 de novembro de 1977. Em apenas 12 anos, deu a volta ao mundo 14 vezes, fundou 108 templos e comu­nidades agrícolas em seis continen­tes, viu 60 milhões dos seus livros serem distribuídos em 25 idiomas e implantou a bhakti-yoga de forma pioneira e sólida.

Atualmente, já são 820 tem­plos, comunidades agrícolas, res­taurantes, escolas e faculdades, 520 milhões de livros distribuídos em 87 idiomas e três bilhões de refeições vegetarianas distribuídas pelo programa “Alimentos para a vida”, também fundado por ele.

Com o documentário, Prabhu­pada prepara-se para dar sua 15ª volta ao redor do planeta, mostran­do que segue muito vivo o sonho de uma humanidade consciente de seu verdadeiro propósito. John Griesse declarou: “Três coisas que eu senti nas pessoas depois de as­sistir a este filme: Inspiração, um sentimento de alegria e felicidade e esperança para o futuro.”

Postagens relacionadas

Shopping Iguatemi apresenta adaptação de clássico “Pluft o fantasminha”

Redação 1

O último malandro do samba da Bahia

Redação 1

‘A história continua’ – ‘Amigos’ será em novembro de 2022

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com