Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

O forte turismo de negócios e eventos

DIVULGAÇÃO

Engana-se quem pensa que turismo é só para quem viaja para descanso e lazer. Feiras de negócios e eventos dos mais diversos segmentos têm despertado o interesse de redes hotelarias, empresas de transporte, locação, bares, restaurantes e outros servi­ços. Neste final de agosto três grandes eventos movimenta­ram o setor: Festa do Peão de Barretos, Fenasucro em Ser­tãozinho e Meia Maratona de Ribeirão Preto.

O setor é forte e os números indicam isso. No setor da hote­laria, o turismo de negócios re­presenta a maior fonte de lucros. Em 2017, o Fórum de Operado­res Hoteleiros do Brasil repor­tou que, em todos os segmentos de valores de diárias, os hóspe­des viajando a negócios somam mais da metade dos clientes. São Paulo, capital, por exemplo, recebe cerca de 3,5 milhões de turistas por ano. Destes, 67% vão à capital paulista por mo­tivos profissionais, o que faz de São Paulo a capital nacional do turismo de negócios.

O presidente do Instituto Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, apon­ta um crescimento de 14,7% no turismo de eventos e negócios. “Isso é muito significativo e mostra que o mercado está re­aquecendo. Nesse contexto, Ri­beirão Preto e região têm mui­to para decolcar. O Convention vem realizando trabalhos para captação de eventos nas áreas de saúde, agronegócio e espor­te”, diz. “Só no primeiro semes­tre, esse segmento de turismo movimentou mais de R$ 5 bi­lhões. Os eventos corporativos ou de negócios são responsá­veis por alimentar o turismo o ano inteiro enquanto que o de lazer tem pico nas temporadas”.

Festa do Peão de Barretos
A 64ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, realizada de 15 a 25 de agosto, movimentou aproximadamen­te R$ 900 milhões com negó­cios e aumento da demanda na rede hoteleira e imobiliária, restaurantes, supermercados, suvenires, entre outros – im­pactando cidades vizinhas em um raio de até 200 km. É o que mostrou pesquisa inédita reali­zada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para mensurar o impacto econômi­co do evento no Estado.

A Festa de Barretos recebeu cerca de 1 milhão de pessoas e provocou cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos – FOTO: ANDRÉ MONTEIRO

 

A Festa recebeu cerca de 1 milhão de pessoas e provocou cerca de 10 mil empregos dire­tos e indiretos. Os dados foram apresentados em entrevista co­letiva realizada pelo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que contou com a presença do dire­tor de rodeio da Associação Os Independentes, Marcos Abud.

“Há uma importante cadeia produtiva que se beneficia do evento: são hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos e outros estabelecimentos que recebem visitantes de toda parte, que aproveitam a Festa do Peão e movimentam a economia da região de forma expressiva”, afirma o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vini­cius Lummertz.

Principais números
De acordo com o levanta­mento, o gasto médio dos tu­ristas na cidade foi de R$ 2.345 em cinco dias de festa (tempo médio de permanência na ci­dade). Entre os principais gas­tos dos turistas em Barretos, os maiores foram com hospe­dagem, transporte, alimenta­ção, compras e lazer.
Os principais estados emis­sores de turistas para o muni­cípio foram São Paulo (32,7%), Minas Gerais (13,6%), Paraná (2,5%), Rio de Janeiro (2%), San­ta Catarina (2%) e Rio Grande do Sul (1,1%). Metade dos pre­sentes (50,2%) já estiveram mais de cinco vezes na Festa e 23,9% visitaram pela primeira vez.

Mais da metade dos visi­tantes (53,4%) optou por se hospedar na região, enquan­to 46,6% foi em esquema de “bate-volta”. A maioria ficou hospedada em Barretos, mas 13,5% ficaram em cidades pró­ximas, mostrando o impacto do evento em toda a região.

A nota média dada pelos participantes ao evento foi 8,9, sendo que 62,7% deram nota 10. Cerca de 90% dos entrevis­tados disse que esteve em Barre­tos somente durante a Festa. Os 10% restantes buscaram outras atividades, movimentando dife­rentes serviços na região (casas noturnas, gastronomia, atrações turísticas e outros).

O estudo foi conduzido pela equipe da própria secretaria, que contratou a empresa P2A – Ges­tão em Informação para fazer a coleta dos dados. A pesquisa foi realizada com mais de 1.126 pessoas no Parque do Peão.

FENASUCRO
A 27ª FENASUCRO, rea­lizada entre 20 e 23 de agosto em Sertãozinho, confirmou o cenário positivo do mercado com a expectativa em relação ao RenovaBio e alcançou vo­lume de negócios em torno de R$ 4,2 bilhões, que se iniciaram durante a feira e serão concreti­zados nos próximos seis meses. O público final foi de 41 mil vi­sitantes/compradores.

A 27ª FENASUCRO promoveu mais de 100 eventos de conteúdo. Somente nas atividades realizadas nos dois auditórios FENASUCRO e no auditório Zanini, o público presente foi de 4.900 pessoas –

Carlos Frederico Marques, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ribeirão Preto e Região (SHRBS), afirma que a FENASUCRO & AGROCANA fomenta a economia de toda a região. “Temos a vocação do turismo de negócios proporcio­nado pelo setor agrário, o que traz inúmeros benefícios para os municípios”, diz. “Hoje, não podemos pensar apenas em Ri­beirão e Sertãozinho, pois a feira abre uma janela de visibilidade para toda a região metropolita­na, que engloba cerca de 3 mi­lhões de habitantes”, completa.

Segundo Marques, durante os quatro dias de FENASUCRO & AGROCANA verifica-se um aumento de até 30% no movi­mento dos comércios, bares, restaurantes e hotéis. “Um nú­mero expressivo e que dá um suporte muito importante para os empresários do setor no se­gundo semestre, um período de descenso de ocupação hoteleira e de movimentação de bares e restaurantes”, explica.

A organização da feira es­tima que cada visitante gaste, em média, R$ 1,5 mil durante o evento, injetando cerca de R$ 58,5 milhões na economia de Ribeirão e região. De acordo com a UNICA (União da In­dústria de Cana-de-Açúcar), o setor sucroenergético emprega cerca de 2,4 milhões de pesso­as, direta e indiretamente, na cadeia como um todo. Somen­te nos quatro dias de feira, es­tima-se a geração de cinco mil empregos, diretos e indiretos.

“Além de gerar negócios e proporcionar qualificação profissional, a FENASUCRO & AGROCANA tem como característica estimular a eco­nomia da região, com a criação de empregos diretos e indiretos durante a montagem e des­montagem da feira, engloban­do também o comércio e o tu­rismo”, frisa o diretor da feira, Paulo Montabone.

Meia Maratona de Ribeirão
No último domingo (25) corredores de 78 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Acre e Maranhão, além do Distrito Federal e uma cor­redora da Itália, participaram da Meia Maratona Tribuna Ribeirão. A prova atraiu um público estimado em cerca de 4 mil pessoas, entre corredores e expectadores e gerou centenas de empregos esporádicos.

Corredores de 78 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Acre e Maranhão, além do Distrito Federal percorreram ruas e avenidas de Ribeirão Preto. Público total de quatro mil pessoas

Em 2020 a prova será trans­formada em Meia Maratona In­ternacional de Ribeirão Preto. O prefeito de Ribeirão Preto, Du­arte Nogueira, e o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, apro­varam a iniciativa e garantiram apoio ao evento. Ambos estive­ram na prova.

O objetivo, além de aumen­tar o nível técnico dos atletas é atrais pessoas de outros esta­dos e países. “Nosso objetivo e cada vez mais atrair corredores de outras cidades para Ribeirão Preto que tem muitos atrativos turísticos. Trabalhamos para que a Meia continue como um desses atrativos. Já começamos a nos empenhar para a mudança”, disse o diretor do jornal Tribuna, Eduardo Ferrari.

Para Márcio Santiago, do Convention & Visitors Bure­au, a Meia de Ribeirão, além de atrair corredores de várias regi­ões exerce um papel importan­te de divulgação do nome de Ribeirão Preto. “Essa é uma das ações mais importantes, pois capitaliza a favor do destino (Ribeirão) e a marca tem um efeito multiplicador”.

RP tira nota ‘A’ no mapa do Turismo
Por mais um ano, Ribeirão Preto está classificada com a letra “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. Na lista divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) nesta sema­na, a cidade aparece entre os principais destinos turísticos do país. No Estado de São Paulo, onze foram classificados com a nota máxima. Destes, apenas quatro estão localizados no interior do Estado: Ribeirão Preto, Campinas, Campos do Jor­dão e Aparecida. Os demais municípios são a capital e cidades do litoral paulista.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios con­taram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo.

Postagens relacionadas

Órgãos públicos devem R$ 150 mi ao Daerp

Redação 1

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Cartórios registram 1,6 mil doações de órgãos  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com