Engana-se quem pensa que turismo é só para quem viaja para descanso e lazer. Feiras de negócios e eventos dos mais diversos segmentos têm despertado o interesse de redes hotelarias, empresas de transporte, locação, bares, restaurantes e outros serviços. Neste final de agosto três grandes eventos movimentaram o setor: Festa do Peão de Barretos, Fenasucro em Sertãozinho e Meia Maratona de Ribeirão Preto.
O setor é forte e os números indicam isso. No setor da hotelaria, o turismo de negócios representa a maior fonte de lucros. Em 2017, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil reportou que, em todos os segmentos de valores de diárias, os hóspedes viajando a negócios somam mais da metade dos clientes. São Paulo, capital, por exemplo, recebe cerca de 3,5 milhões de turistas por ano. Destes, 67% vão à capital paulista por motivos profissionais, o que faz de São Paulo a capital nacional do turismo de negócios.
O presidente do Instituto Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, aponta um crescimento de 14,7% no turismo de eventos e negócios. “Isso é muito significativo e mostra que o mercado está reaquecendo. Nesse contexto, Ribeirão Preto e região têm muito para decolcar. O Convention vem realizando trabalhos para captação de eventos nas áreas de saúde, agronegócio e esporte”, diz. “Só no primeiro semestre, esse segmento de turismo movimentou mais de R$ 5 bilhões. Os eventos corporativos ou de negócios são responsáveis por alimentar o turismo o ano inteiro enquanto que o de lazer tem pico nas temporadas”.
Festa do Peão de Barretos
A 64ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, realizada de 15 a 25 de agosto, movimentou aproximadamente R$ 900 milhões com negócios e aumento da demanda na rede hoteleira e imobiliária, restaurantes, supermercados, suvenires, entre outros – impactando cidades vizinhas em um raio de até 200 km. É o que mostrou pesquisa inédita realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para mensurar o impacto econômico do evento no Estado.
A Festa recebeu cerca de 1 milhão de pessoas e provocou cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. Os dados foram apresentados em entrevista coletiva realizada pelo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que contou com a presença do diretor de rodeio da Associação Os Independentes, Marcos Abud.
“Há uma importante cadeia produtiva que se beneficia do evento: são hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos e outros estabelecimentos que recebem visitantes de toda parte, que aproveitam a Festa do Peão e movimentam a economia da região de forma expressiva”, afirma o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.
Principais números
De acordo com o levantamento, o gasto médio dos turistas na cidade foi de R$ 2.345 em cinco dias de festa (tempo médio de permanência na cidade). Entre os principais gastos dos turistas em Barretos, os maiores foram com hospedagem, transporte, alimentação, compras e lazer.
Os principais estados emissores de turistas para o município foram São Paulo (32,7%), Minas Gerais (13,6%), Paraná (2,5%), Rio de Janeiro (2%), Santa Catarina (2%) e Rio Grande do Sul (1,1%). Metade dos presentes (50,2%) já estiveram mais de cinco vezes na Festa e 23,9% visitaram pela primeira vez.
Mais da metade dos visitantes (53,4%) optou por se hospedar na região, enquanto 46,6% foi em esquema de “bate-volta”. A maioria ficou hospedada em Barretos, mas 13,5% ficaram em cidades próximas, mostrando o impacto do evento em toda a região.
A nota média dada pelos participantes ao evento foi 8,9, sendo que 62,7% deram nota 10. Cerca de 90% dos entrevistados disse que esteve em Barretos somente durante a Festa. Os 10% restantes buscaram outras atividades, movimentando diferentes serviços na região (casas noturnas, gastronomia, atrações turísticas e outros).
O estudo foi conduzido pela equipe da própria secretaria, que contratou a empresa P2A – Gestão em Informação para fazer a coleta dos dados. A pesquisa foi realizada com mais de 1.126 pessoas no Parque do Peão.
FENASUCRO
A 27ª FENASUCRO, realizada entre 20 e 23 de agosto em Sertãozinho, confirmou o cenário positivo do mercado com a expectativa em relação ao RenovaBio e alcançou volume de negócios em torno de R$ 4,2 bilhões, que se iniciaram durante a feira e serão concretizados nos próximos seis meses. O público final foi de 41 mil visitantes/compradores.
Carlos Frederico Marques, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ribeirão Preto e Região (SHRBS), afirma que a FENASUCRO & AGROCANA fomenta a economia de toda a região. “Temos a vocação do turismo de negócios proporcionado pelo setor agrário, o que traz inúmeros benefícios para os municípios”, diz. “Hoje, não podemos pensar apenas em Ribeirão e Sertãozinho, pois a feira abre uma janela de visibilidade para toda a região metropolitana, que engloba cerca de 3 milhões de habitantes”, completa.
Segundo Marques, durante os quatro dias de FENASUCRO & AGROCANA verifica-se um aumento de até 30% no movimento dos comércios, bares, restaurantes e hotéis. “Um número expressivo e que dá um suporte muito importante para os empresários do setor no segundo semestre, um período de descenso de ocupação hoteleira e de movimentação de bares e restaurantes”, explica.
A organização da feira estima que cada visitante gaste, em média, R$ 1,5 mil durante o evento, injetando cerca de R$ 58,5 milhões na economia de Ribeirão e região. De acordo com a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), o setor sucroenergético emprega cerca de 2,4 milhões de pessoas, direta e indiretamente, na cadeia como um todo. Somente nos quatro dias de feira, estima-se a geração de cinco mil empregos, diretos e indiretos.
“Além de gerar negócios e proporcionar qualificação profissional, a FENASUCRO & AGROCANA tem como característica estimular a economia da região, com a criação de empregos diretos e indiretos durante a montagem e desmontagem da feira, englobando também o comércio e o turismo”, frisa o diretor da feira, Paulo Montabone.
Meia Maratona de Ribeirão
No último domingo (25) corredores de 78 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Acre e Maranhão, além do Distrito Federal e uma corredora da Itália, participaram da Meia Maratona Tribuna Ribeirão. A prova atraiu um público estimado em cerca de 4 mil pessoas, entre corredores e expectadores e gerou centenas de empregos esporádicos.
Em 2020 a prova será transformada em Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, aprovaram a iniciativa e garantiram apoio ao evento. Ambos estiveram na prova.
O objetivo, além de aumentar o nível técnico dos atletas é atrais pessoas de outros estados e países. “Nosso objetivo e cada vez mais atrair corredores de outras cidades para Ribeirão Preto que tem muitos atrativos turísticos. Trabalhamos para que a Meia continue como um desses atrativos. Já começamos a nos empenhar para a mudança”, disse o diretor do jornal Tribuna, Eduardo Ferrari.
Para Márcio Santiago, do Convention & Visitors Bureau, a Meia de Ribeirão, além de atrair corredores de várias regiões exerce um papel importante de divulgação do nome de Ribeirão Preto. “Essa é uma das ações mais importantes, pois capitaliza a favor do destino (Ribeirão) e a marca tem um efeito multiplicador”.
RP tira nota ‘A’ no mapa do Turismo
Por mais um ano, Ribeirão Preto está classificada com a letra “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. Na lista divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) nesta semana, a cidade aparece entre os principais destinos turísticos do país. No Estado de São Paulo, onze foram classificados com a nota máxima. Destes, apenas quatro estão localizados no interior do Estado: Ribeirão Preto, Campinas, Campos do Jordão e Aparecida. Os demais municípios são a capital e cidades do litoral paulista.
Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo.