Inauguramos no último sábado, dia 9, o RP Skate Park, uma das maiores e mais completas pistas de skate do Brasil. Foi um dia de alegria e emoção para muita gente, principalmente para os amantes do esporte que comoveu o Brasil nas Olimpíadas do Japão, disputadas este ano, com a medalha de prata conquistada pela pequena Rayssa Leal – a Fadinha -, de apenas 13 anos de idade. O esporte teve também como medalhistas os skatistas Kelvin Hoefler e Pedro Barros, todos com prata. Foi um salto na divulgação do esporte, que passou a ser disputado em Olimpíadas nesta edição dos jogos.
Se havia alegria e emoção no ar, eu era um dos mais emocionados ao ver realizado o sonho de construir em Ribeirão Preto uma pista desta magnitude, graças ao apoio do Instituto Nova Era, idealizador da pista, e projeto do skatista Bob Burnquist, dez vezes campeão mundial. Além de outros incansáveis colaboradores e incentivadores da ideia, desde que ela nasceu, lá em 2017, primeiro ano do meu primeiro mandato à frente da Prefeitura de Ribeirão Preto e bem antes de o esporte ser olímpico e conquistar medalhas importantes para o país.
A pista se tornou realidade graças ao trabalho de muita gente e vai ajudar a realizar o sonho de muitas outras pessoas. Aqui vão treinar amadores e profissionais. E também campeões, pois essa pista é de todos os ribeirão-pretanos. Ela também já atrai coisas boas, energias positivas e muita solidariedade. Uma pista completa, a RP Skate Park possui espaço para arquibancada, área para juízes e atletas, além de toda a infraestrutura necessária para a prática esportiva. Por isso, será o local de grandes disputas regionais, nacionais e internacionais, trazendo para Ribeirão Preto grandes nomes da modalidade.
Esta foi uma ideia que cresceu juntamente com a elaboração do projeto e a realização das obras, porque o esporte proporciona esta mágica de atrair pessoas, unir apoiadores e levar torcedores à loucura em decisões mais importantes. Ver a pista agora inaugurada representa para mim o orgulho de ter escolhido desde o início do mandato o caminho de apoiar o esporte em suas várias modalidades, para amadores e profissionais, para iniciantes e atletas de alto rendimento. E foi assim que fizemos ao longo dos primeiros quatro anos e continuamos a fazer agora. Para nós, o trabalho pelo esporte é uma realidade, não uma retórica para convencer pessoas. Até porque hoje as pessoas estão muito mais informadas e sabem separar bem o discurso da prática.
Foi assim com o Vôlei Ribeirão, que também iniciamos em 2017, com grande sucesso de público, de resultados e de ações sociais que ajudaram a atender milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. O vôlei cresceu rápido, conquistou vitórias e como muitas outras atividades acabou afetado pela pandemia da covid-19. Mas com a redução da transmissão, após o avanço da vacinação, os jogadores retornarão às quadras com a força característica dos grandes campeões.
Também incentivamos o futebol de salão, o ciclismo, as corridas, a natação, karatê, judô e tantas outras modalidades esportivas disputadas com inúmeras vitórias nos Jogos Regionais, Jogos da Terceira Idade, e outras disputas nacionais e internacionais. Outro grande exemplo de incentivo ao esporte foi a realização, pela primeira vez em Ribeirão Preto, do Campeonato Mundial de Futebol Down, em junho de 2019, com o Brasil campeão, após vencer a Argentina na grande final.
Seguiremos este caminho de apoiar e incentivar o esporte, independentemente da modalidade, porque o esporte tem múltiplas funções. Além de promover a boa formação humana, a saúde e o bem-estar, também educa, agrega e é símbolo de união dos povos das mais diferentes raças.