Tribuna Ribeirão
Geral

O dono da história

Nicola Tornatore

Um dos principais conhece­dores da história de Ribeirão Pre­to aceitou um novo desafio após mais de duas décadas atuando no Arquivo Público e Histórico da cidade. A trajetória de Mauro da Silva Porto, de 60 anos, mostra como a paixão pela história pode mudar o destino de uma pessoa.

Ele ingressou no serviço pú­blico municipal em 1988, quan­do foi aprovado em um processo seletivo para encanador do De­partamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp). Traba­lhou por oito anos na autarquia até que, em 1996, recebeu uma missão diferente – com poucos funcionários, o Arquivo Público, que havia se transferido para o Jardim Paulista (Rua José da Sil­va, 915), precisava de ajuda.

Porto acatou a determinação e foi trabalhar, em princípio, ape­nas 30 dias no arquivo, em um simples trabalho braçal – trans­portar caixas, algumas muito pesadas, do acervo até a sala dos arquivistas. Teve início, então, uma inusitada paixão. Lendo os documentos que precisava ape­nas transportar, foi se encantan­do com a história dos primórdios de Ribeirão Preto. Leu dezenas de biografias, conheceu como se deu a chegada dos primeiros ocupantes de nossas terras, na década de 1830, acompanhou a trajetória de vida dos protago­nistas que fizeram a história de Ribeirão Preto e acabou caindo nas graças dos diretores que se sucediam o Arquivo Público.

E os 30 dias se tornaram mais de duas décadas. Ao longo desse tempo, Mauro Porto fez uma sé­rie de cursos relacionados a téc­nicas de arquivo e, apesar de ter apenas concluído o Ensino Mé­dio, se transformou no ponto de apoio de centenas de pesquisa­dores, mestrandos, doutorandos, do Brasil e do exterior. Atenden­do a todos com uma simpatia ex­trema, firmou sua competência auxiliando jornalistas (como o autor deste texto) e pesquisado­res das mais diferentes origens. Colaborou de forma decisiva com as pesquisas de acadêmicos vindos do exterior (Inglaterra, Itália, França) e dos mais diferen­tes estados brasileiros.

A dedicação e o empenho de Mauro Porto o fizeram ser considerado, há anos, como o maior esteio do Arquivo Públi­co e Histórico, vinculado à Se­cretaria Municipal da Cultura. Após 20 anos atuando como técnico arquivista, ele abraçou nova missão – a de organizar o arquivo do Daerp.

O convite partiu do diretor administrativo da autarquia, Marco Antonio Tibério. No iní­cio do ano, após o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) baixar decreto determinando o retorno de todos os funcionários cedidos aos locais de trabalho de origem, Mauro Porto apresentou-se no Daerp, duas décadas após ter sido cedido por 30 dias. Informado sobre a competência adquirida pelo “encanador” durante os mais de 20 anos a serviço da Secretaria da Cultura, Tibério de imediato o convidou para pôr ordem no caó­tico arquivo da autarquia.

São dezenas de milhares de documentos, amontoados nas últimas décadas, sem nenhum tipo de classificação, no imóvel da Rua Floriano Peixoto, 76, quase esquina com a Avenida Doutor Francisco Junqueira, no Centro. Tudo estava misturado – proces­sos do departamento de Recur­sos Humanos, do departamento operacional, do setor de finanças, processos de ligação de água, de revisão de contas, sindicâncias, pregões, tomadas de preço…

Mauro Porto está separando os documentos um a um, orga­nizando-os em caixas, fazendo a higienização e depois a classifica­ção. Para o solitário arquivista – é só ele no arquivo – é um trabalho hercúleo, que deve demandar de dois a três anos. Em menos de dois anos, Mauro terá tempo para se aposentar, mas ele já to­mou uma decisão – aposentado­ria somente após concluir a nova missão, a exemplo do que fez no distante 1996, quando fui cedido por 30 dias e ficou mais de duas décadas no Arquivo Público. Por que se Mauro tem uma paixão insubstituível, ela é a história de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: 8ª Meia Maratona Tribuna Ribeirão

Redação 1

Supera já fez onze mil testes de covid

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com