A Academia Livre de Música e Artes (Alma) mantém a tradição e aproveita esta época do ano, cheia de magia, luz, emoção e esperança, para apresentar o concerto “Alma de Natal – O Tannembaum”. O evento será na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. O espetáculo, que neste ano leva o nome da tradicional canção alemã, conta com cenário envolvente e contagiante.
Estarão no palco do Pedro II os alunos da Orquestra Jovem Acadêmica e do Coro Jovem Acadêmico, além de solistas de canto e dança. A Alma levará ao palco toda a magia das tradicionais canções natalinas ambientadas e estilizadas para provocar as melhores surpresas. De acordo com Lucas Galon, diretor artístico-pedagógico da Alma, o concerto de Natal é o encerramento de um ciclo pedagógico que demonstra o crescimento do projeto e a evolução dos alunos.
“O concerto de Natal é um dos poucos que vão além do interesse pedagógico, com uma tradição de ser sempre temático, com temas transversais. Neste sentido, o ‘Alma de Natal’ é um concerto de celebração, a fim de inserir os alunos em um espetáculo de final de ano”, explica Galon.
O repertório prevê a execução de “O Tannembaum” (anônimo), “Fada Açucarada” – do balé “O Quebra-Nozes”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) -, “White Christmas” (Irving Berlin, 1888-1989), “Hallelujah” (Leonard Cohen, 1934-2016), “Valsa for Childrens” (popular), “Gesu Bambino” (Lucio Dalla, 1943-2012), “We wish you a Mary Christmas” (canção popular inglesa), “Noite Feliz” (padre Joseph Mohr, 1792-1848, e Franz Xaver Gruber, 1787-1863), entre outros.
“Este foi um ano desafiador para a cultura e para os demais setores da sociedade, mas sobretudo para a cultura, que resiliente, se reinventa para seguir transformando a sociedade. O que veremos no concerto, é superação e muito esforço, resultado de um processo de aprendizado que só é possível com um trabalho em equipe, não só do corpo diretivo da Academia, como da união de pais, professores, funcionários, empresas parceiras e das estrelas deste concerto, os alunos”, ressalta Dulce Neves, presidente da Alma.
“O Tannembaum”, que intitula o concerto “Alma de Natal” de 2017, traz um pouco da cultura e do folclore alemão, enaltecendo a força e o vigor do pinheiro, árvore símbolo da data mais importante para os cristãos, em que o verde de suas folhas estão constantemente radiantes.
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 – meia-entrada para estudantes e professores de escolas públicas e particulares (mediante apresentação de documento como carteirinha da instituição, boleto de mensalidade ou holerite), aposentados (com documento específico) e idosos acima de 60 anos (com cédula de identidade, o RG) – para todos os setores (plateia, frisa, galeria, balcão nobre e balcão simples). Estão à venda no guichê do Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto.
O espaço tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada no ano passado pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectadores. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O concerto tem restrição para menores de 12 anos devido ao horário, segundo a Fundação Dom Pedro II. O espetáculo será apresentado na Igreja Matriz de São Joaquim da Barra (praça Sete de Setembro) na quinta-feira, 7 de dezembro, às 20 horas, com entrada franca.
O concerto “Alma de Natal – O Tannembaum” é uma realização da Academia Livre de Música e Artes, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), Secretaria de Estado da Cultura via renúncia fiscal de ICMS, patrocinado pelas empresas Usina Alta Mogiana, Ambient, Santa Helena, Cultura Inglesa, Gas Brasiliano, Tonin Superatacado, Madeiranit, Interunion, Usina Vertente e Tereos. A Alma conta com apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Dom Pedro II.