Quentin Tarantino é considerado um dos maiores cineastas de sua geração — e de todos os tempos. Conhecido por sucessos como Kill Bill e Pulp Fiction, o aclamado diretor sempre teve o desejo de compartilhar com o público os seus pensamentos e opiniões sobre a sétima arte.
No livro, Especulações cinematográficas, ele reúne os principais filmes norte-americanos da década de 1970, aos quais assistiu pela primeira vez quando ainda era criança. A obra é uma combinação de teoria do cinema, críticas de filmes, reportagem habilidosa, curiosidades e fascinante história pessoal, na voz singular de Tarantino.
Ao mesmo tempo que comenta diversas obras, analisando direções, produções, escalações e atuações, o autor analisa outros caminhos possíveis para cada filme e compartilha sua extraordinária visão sobre cinema — algo que apenas um dos maiores artistas de todos os tempos poderia oferecer ao público.
A obra retrata diferentes períodos da história dos Estados Unidos, além das mudanças mais marcantes na sociedade. Em sua aguardada estreia como autor de não ficção, Tarantino brinda o leitor com uma oportunidade única de navegarmos por sua mente artística e sabermos mais de suas opiniões e memórias pessoais.