Tribuna Ribeirão
Artigos

O catolicismo está acabando?

“Em breve seremos minoria”, afirma o Pastor Ocimar referindo-se ao cristianismo em geral. Até o Papa Bento XVI se expressou neste sentido. De fato a Europa, já continente de cultura cristã, hoje é agnóstico ou a caminho do islamismo. O Brasil, que já foi o país mais católico do mundo em número de fiéis, está caminhando para o laicismo ou para se tornar evangélico, muito por convicção, outros inconscientemente para resolver problemas econômicos.

Mas é verdade que a Europa era cristã e o Brasil católico? Em senso lato pode ser verdade. Um verniz de cristianismo triunfalístico sem alma caracterizava a massa popular que se­guia rituais religiosos, mais como obrigação a ser obedecida, sem muita convicção.

A cultura cristã, seu evangelho, respondia ao dia a dia da vida da Europa e do Brasil? As constantes guerras fratricidas, o fechamento exagerado no próprio nacionalismo, a escra­vatura, os preconceitos culturais e racistas, o machismo, a corrupção e toda espécie dominação e delitos contra irmãos cometidos por indivíduos e instituições políticas e religiosas podem fazer jus ao nome de cristão?

Na verdade o Reino de Jesus sempre foi e é constituído por uma pequena grei, o pequeno “resto” de Israel, a sementinha menor de todas, o fermento e o sal escondido na massa. Esta minoria de verdadeiros discípulos de Cristo,das vezes sem conhecê-lo, sempre existiram ao longo dos séculos. Constitu­íram o fermento dos movimentos de libertação e fraternidade para a construção de uma sociedade humana. A pergunta é: eu sou cristão de verdade? Senhor tu sabe que te amo: converte-me. Arranca o joio da minha alma. Minha história é a micro-história do cristianismo na Europa e no Brasil. Só tu somente tu, pode me salvar e salvar o mundo.

Dois mil anos de cristianismo para nada serviram? O Espírito de Jesus não agiu na minha história, na história da humanidade. mesmo em ateus? Não, Ele venceu e vence o mundo através do pequeno “resto de Israel” sejam eles religiosos ou não. O Reino de Jesus é como a água que desce suave na terra a fecundá-la. O conceito de igualdade e frater­nidade é cristão. Somos “Tutti Fratelli” é a encíclica que será publicada no dia de São Francisco o Irmão Universal. Tudo isso é originalidade de Cristo. É Jesus que desceu do céu, se fez nosso irmão, nosso servo a lavar nossos pés e a nos tornar irmãos porque filhos do Pai.

A semente lançada pelo Nazareno lentamente penetra a sociedade. Hoje não mais vamos ao Coliseu para assistir ao macabro espetáculo de ver uma fera comer uma jovem, hoje sentimos dor ao ver um cachorrinho sofrer, quando apenas há poucos decênios isso não incomodava a muitos.Também hoje cresceu a consciência ecológica. Tudo isso é o fermento que o Espírito de Jesus coloca na história da humanidade através do pequeno grei, sejam religiosos ou não.

O Reino de Cristo não é monopólio do cristianismo, ele pertence à humanidade pela qual Cristo doa sua mensagem e sua vida. Quem aceita o Suspiro divino que habita a cons­ciência de todo homem, religioso ou não, mas honesto, é o pequeno rebanho conduzido pelo Espírito de Deus que paira sobre nossa terra árida e vai sair vitorioso sobre o mal, a construir novas terras e novos céus. Sejamos nós também, o novo fermento do Brasil, o sal a dar sabor à sociedade e a luz de Cristo a iluminar a humanidade.

Postagens relacionadas

Vacina? Só com propina!

Redação 1

O desânimo não é cristão!

Redação 1

Pedra nos rins = cólica renal – Final

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com