Tribuna Ribeirão
Artigos

O carro autônomo

Tem-se falado repetidamente do carro autônomo, aquele sem motorista, que nos levará ao destino de maneira segura, evitan­do acidentes e melhorando o desempenho do tráfico diário das cidades e rodovias. Entretanto, apesar dos enormes esforços das montadoras e empresas de software, pesquisas extensas e caras, o objetivo de termos um veículo que assuma a sua direção, está longe de ser realidade. Ele virá um dia, pois o engenho humano não cessa de procurar novas tecnologias e soluções. Para unifi­cação de conceitos, são usados internacionalmente os seguintes níveis de evolução do carro autônomo:

Nível 1. O carro tem sistemas de auxílio de direção, frenagem automática e controle adaptativo de velocidade ( quando o carro diminui sozinho a velocidade em virtude de o veículo à frente reduzir sua marcha ). Os carros de hoje, em sua maioria, contém estes aplicativos.

Nível 2. Os sistemas do nível anterior começam a funcionar de maneira integrada, permitindo a direção autônoma por pouquíssi­mo tempo e sempre com a assistência do motorista. (Os veículos da Tesla estão neste nível, bem como alguns de outras montadoras).

Nível 3. Os sistemas do nível anterior tem ainda maior inte­gração, permitindo direção autônoma por mais tempo, porém com a presença e assistência do motorista. ( Alguns modelos da Testa estão neste estágio ).

Nível 4. Os veículos serão autônomos em rodovias especiais, ou seja, o condutor leva o carro até ela e sensores passam a con­duzi-lo ao destino. Não há atualmente rodovias inteligentes que permitam esta fase, porém devem ser rapidamente construídas.

Nível 5. A Inteligência Artificial comandará totalmente o carro, que não necessitará de motorista em qualquer situação de tráfego, seja urbano ou rodoviário. Esta é a fase mais difícil, pois o compu­tador ou computadores do carro precisam ser alimentados com inúmeras situações possíveis, para que a inteligência artificial os processe e transforme em comandos eficientes. Um exemplo recen­te: um carro da Tesla, que não reconheceu uma pedestre e a matou, pois estava programado para ver pedestres cruzando na faixa espe­cífica e a vítima atravessou a rua fora daquela faixa.

Os veículos autônomos também se desenvolvem para uso comercial. Montadores de grandes caminhões e tratores fazem enormes investimentos para se conseguir esta automação. Atual­mente, há grandes máquinas que podem ser acionadas à distân­cia, principalmente na agricultura e mineração, mas ainda nada de veículos autônomos.

O bom e velho GPS é fundamental para o desenvolvimento da automação, pois ele controlará a rota e fará ajustes, bem como são fundamentais os inúmeros sensores que, embutidos no carro, “lerão e interpretarão” a realidade em redor, sensores estes que ainda precisam de melhorias. Como exemplo, num dia de chuva ou neve, o sensor atual poderá ter dificuldade em distinguir a cor que o sinal de trânsito mostra.

Além das dificuldades tecnológicas, o carro autônomo ne­cessita de uma legislação nova, que preveja as situações de seu uso. Hoje, o condutor é responsável pelo acidente que causou e, subsidiariamente, seu proprietário. Com o carro autônomo, de quem é a responsabilidade?
Do fabricante, do que desenvolveu a tecnologia, do proprietário que assumiu o risco de utilizá-lo, do governo que o homologou? Numa rodovia inteligente, se houver uma pane da internet, quem deve ser responsabilizado por even­tuais atrasos e danos? Num caso de pane grave, quem deve ser responsável por remover os inúmeros veículos parados?

São perguntas, ainda sem respostas, mas que são objeto das pesquisas e trabalhos de várias indústrias, laboratórios, empresas de transporte e de tecnologia. Nosso velho sonho de entrar no veículo e, pela voz, ordenar onde queremos ir e o carro vai sem motorista está longe de ser atingido. Mas, mais dia, menos dias, chegaremos lá.

Postagens relacionadas

A mentira como álibi da verdade

Redação 1

COVID-19: Quando e como reabrir as escolas (12)

William Teodoro

Sopa rala de plástico

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com