Tribuna Ribeirão
Artigos

O Brasil e Ribeirão Preto perderam um grande sanitarista: Jair Bernardes da Silva

Faleceu dia 11 de novembro de 2021, um grande brasileiro. Um mestre, um sanitarista, um Silva, um Brasileiro.

Devo minha formação na área de saneamento a ele. Devo também a ele uma parte da minha formação como cidadão.

Um mestre!

Tudo para ele tinha que envolver gente, envolver formação, relacionamento humano.

Me auxiliou em Jaboticabal, no SAAEJ – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal; me levou para ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Água e Esgoto, uma escola de cidadania que tive a honra de presidir por dois mandatos; também trabalhamos juntos no DAERP – Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto.

Foi também professor de Saneamento, resolveu o problema de saneamento de muitos lugares em São Paulo; sócio benemérito da ASSEMAE.

Me ensinou que “small is beautifull”., que nos pequenos municípios você trabalha uma qualidade de vida maior para o ser humano.

Que tudo na vida você tem que começar com a “Teoria do Gargalo”, ou seja, fazer um diagnóstico, identificar os gargalos e começar por eles.

Onde pude ver o resultado dessa poderosa metodologia “Jairiana” foi em Jaboticabal, pois quando resolvemos os gargalos, creio que o SAAEJ, foi o ÚNICO serviço de saneamento no mundo que corrigia vazamentos, DE GRAÇA, dentro das residências; bem como o único serviço de saneamento no mundo que fazia propaganda no rádio pedindo para as pessoas RECLAMAREM DE FALTA D’ÁGUA, se as pessoas não tivessem água na torneira 24 horas por dia.

Segundo o Jair Bernardes da Silva, o que também pude constatar, as pessoas se acostumam com a falta de água e para ter um sistema de abastecimento de água dentro da visão de saúde pública, as redes de distribuição precisam estar pressurizadas sempre, evitando contaminações por entrada de contaminantes externos nas redes por falta de pressão ou até pressão negativa.

Com o Jair descobri o grande sanitarista Saturnino de Brito. Os livros dele sobre o saneamento de cidades que ele projetou, são romances. São obras literárias. Quem tiver oportunidade, procure e leia. Cidades como Santos, Rio de Janeiro, Manaus e muitas outras foram motivo do trabalho dele em saneamento e viraram livros, não só explicando a técnica, mas falam em geral das cidades, vale a prazerosa leitura!

Muitas conversas com o Jair.

Muito aprendizado!

Muito obrigado.

Odônio dos Anjos Filho

Postagens relacionadas

Inteligência Artificial – Empregos e Terremotos nas nuvens

William Teodoro

Que banca, hein, distinto!

Redação 1

Institucionalizar a mentira é coisa de criminosos! 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com