Na última segunda-feira, dia 30, estive vistoriando a obra do AME Mais Idoso – Ambulatório Médico de Especialidades, em construção na Vila Virgínia, e que atingiu 80% de execução, com a conclusão das estruturas interna e externa. Entramos na fase de acabamento e da implantação de detalhes para a completa funcionalidade do prédio. A previsão de entrega do complexo hospitalar é para abril, dentro do prazo estipulado em contrato. Esperávamos antecipar a conclusão, mas o período extremamente chuvoso não permitiu.
Mesmo com a chuva batendo recordes de anos anteriores, vamos entregar o prédio no prazo contratual. Neste período restante de construção, o governo do Estado realiza o processo de seleção e credenciamento das Organizações Sociais que se habilitaram a gerir o AME a partir de maio. A partir da inauguração e do início do atendimento teremos um salto de qualidade na atenção médica regional de especialidades e, com isso, vamos desafogar as estruturas oferecidas pelas prefeituras de cidades da região.
A construção do prédio recebe investimentos de R$ 45,3 milhões suportados pela prefeitura municipal de Ribeirão Preto e o atendimento ficará a cargo do governo estadual, como ocorre nos demais AMEs instalados no Estado. A previsão é a realização de 7 mil consultas mensais com especialistas, dentro da área de abrangência da região, composta por 25 municípios e com cerca de 1,5 milhão de habitantes. Será a solução de um gargalo de atendimento existente em Ribeirão Preto e região.
Este AME é, com certeza, o maior, melhor e mais bonito do Estado e que trará mais eficiência nos tratamentos médicos especializados, que é hoje uma dificuldade enfrentada pelos serviços públicos de saúde. Construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados, o prédio tem projeto arquitetônico nos moldes dos AMEs do Estado de São Paulo em dimensões ampliadas para atender as necessidades de Ribeirão Preto e região. Serão oferecidas 20 especialidades médicas, desde a primeira consulta, diagnóstico, tratamento e cirurgias, se necessário.
Além de realizar mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, um total aproximado de 84 mil por ano, serão realizados cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias – em nove especialidades – por ano. O prédio em construção terá 23 consultórios, 26 salas para realização de diversos exames, sendo quatro salas de ultrassom, duas de endoscopia, quatro centros cirúrgicos e salas de apoio equipadas com equipamentos médicos para a realização de mais de 38 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez.
Serão oferecidas mais de 20 especialidades médicas e especialidades não médicas, como enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Os centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia. Estão contempladas ainda, entre outras, as salas de apoio para recuperação, observação, curativos e pequenos procedimentos.
O Ambulatório Médico de Especialidades representa uma superestrutura de atendimento especializado. Não é sem motivo que desde a campanha eleitoral de 2016, antes de assumirmos a prefeitura, já lutávamos para conquistar esse serviço de excelência médica. Como os recursos públicos nem sempre estão disponíveis no nosso tempo, seguimos reivindicando, apresentando as necessidades da região e agora estamos prestes a vê-lo atendendo a todo vapor. Uma conquista que merece muita celebração.