Tribuna Ribeirão
Artigos

O Agro é Show!

A 27ª Agrishow vai reunir, de 25 e 29 de abril, mais de 800 expositores nacionais e internacionais que apresentarão o que há de mais novo nas áreas de insumos, de máquinas agrícolas e de tecnologias para agricultura.

Após anos sem o evento, em função da pandemia da covid-19, Ribeirão Preto recebe, mais uma vez, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo.

Uma alegria perceber que, ao longo desses anos, o conceito original de uma feira de tecnologia se mantém. O modelo, na verdade, foi uma revolução que o tempo acabou consolidando em função do sucesso de público e de retorno para as empresas.

Diferentemente de feiras festivas, o ambiente da Agrishow é de negócio, de integração e de apresentação das mais avançadas tecnologias para o setor agropecuário.

A Agrishow vem acompanhado, pari passu, a evolução do agro brasileiro. Se, de um lado, o aumento da produtividade se deve ao desenvolvimento de novas cultivares, foram as novas tecnologias de cultivo e colheita, de fertilização do solo, de controle de pragas e doenças, de processamento de informações e de conectividade de dados que transformaram o Brasil em uma das maiores potências agropecuárias do mundo.

Documento da Organização das Nações Unidas para Alimen­tação e Agricultura (FAO) aponta que, para atender as necessida­des de uma população de quase 10 bilhões de pessoas, a agricultu­ra mundial terá de ampliar em 80% a produção de alimentos até 2050. O Brasil, segundo a entidade, contribuirá com 40% dessa produção, será fundamental no desafio de alimentar o mundo.

Sob a batuta eficiente do seu presidente, Francisco Matturro – nosso querido Chiquinho – que, para nossa alegria, é o Secretário de Agricultura do governo Rodrigo Garcia, a feira demonstra toda a vitalidade de um setor que representa 27% do PIB Nacional. Se na edi­ção de 2019, foram movimentados R$ 2,9 bilhões, a expectativa é de aumento significativo nas negociações, que serão impulsionadas pelo boom das commodities em todo o mundo e por uma demanda reprimida dos produtores rurais por inovação tecnológica.

Logo no primeiro dia do evento, teremos a formalização do Hub Agrotecnológico de São Paulo, um Corredor de Inovações que integrará institutos de pesquisa, universidades, empresas e profissionais existentes nos Municípios de Jaguariúna, de Cam­pinas, de São Carlos, de Piracicaba e de Ribeirão Preto para gerar conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços digitais para o agronegócio paulista.

Orgulho-me de ter contribuído para que esse polo de empre­endedorismo se torne realidade, desde minha gestão como Secre­tário de Agricultura do Estado de São Paulo, até como membro da Frente Parlamentar Agropecuária, sempre dialogando com o Ministério da Agricultura e Abastecimento e com os Institutos de Pesquisa do estado. O Corredor Agrotecnológico de São Paulo, com foco na agricultura digital, abrirá o caminho para novas fronteiras tecnológicas.

Ribeirão Preto, sob o comando do eficiente e qualificado Du­arte Nogueira, com a Agrishow 2022 consolidará, mais uma vez, a pujança do setor agropecuário nacional. O Brasil, com vastas extensões de terras agricultáveis e condições de clima e solo para produzir o ano todo, tem vantagens competitivas em relação aos outros países – precisamos aproveitar essa condição. OAgro é o motor mais vigoroso que irá impulsionar a retomada do cresci­mento da nossa economia.

Ribeirão Preto e região se agitam com a expectativa para viver esse momento importante.
Vamos todos!!!

Postagens relacionadas

Um fio de pasta e o elo perdido

Redação 1

Família Bolsonaro e a joia da discórdia

William Teodoro

A democracia na prática das instituições 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com