Um termo muito utilizado no mundo empresarial é o startup. Mas o que significa? Qual a diferença de uma startup e de um empreendimento? Qual o perfil do novo empreendedor? O Tribuna foi buscar informações no Instituto SEVNA, sediado no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e localizado na Universidade de São Paulo – USP.
A SEVNA é considerada a maior aceleradora de empresas do interior de São Paulo e é membro do GAN Accelerator, comunidade global de aceleradoras, parceiros e investidores. O papel do Sevna é oferecer às empresas o suporte necessário para o desenvolvimento mais rápido do seu negócio e, para isso, oferece uma série de apoios.
João Geroldo, CEO do SEVNA, explica que a diferença entre os dois modelos empresarias se dá, principalmente, no modelo de negócios. As startups têm como característica a inovação de seus produtos e serviços. “Elas podem ser escaláveis e replicáveis para um grande número de clientes em um curto espaço de tempo”, ressalta Geroldo. “Outra característica é a agilidade e a flexibilidade das startups. Elas se adaptam muito mais fácil às mudanças em um ambiente de incerteza”, acrescenta. Na prática, um açougue, uma padaria ou uma lanchonete, que seguem um determinado padrão são empreendimentos tradicionais, já serviços como o IFood, Uber e Facebook, nasceram como startups.
Geroldo apresenta outros exemplos de negócios. “As startups têm como característica a criação de soluções inovadoras para um gargalo existente na sociedade. Por exemplo, a Fishtank, é um contador de fluxo de pessoas criado para ajudar você a vender mais, diminuir custos e aumentar a fidelidade de seus clientes. Outro exemplo é AdsRock, uma plataforma online que faz de forma automatizada a criação de campanhas nas principais mídias sociais, com base no agrupamento e análise das informações das principais ferramentas utilizadas pelo e-commerce, além de identificar e personalizar um plano de investimento em mídia digital para cada cliente”.
Idade do empreendedor
Engana-se quem pensa que as startups são desenvolvidas por jovens empreendedores. Idade não é um padrão, pois investidores experientes também estão no novo modelo.
Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Startups- ABStartups, no ano passado, mostra que 72% das startups são lideradas por pessoas entre 25 e 40 anos.
“Existem os dois perfis de empreendedores: do jovem que acabou de sair da universidade e quer transformar sua pesquisa em negócio e do empreendedor mais maduro, que quer dar uma guinada na sua carreira. Por ser tratar de um ramo de atividade com alto grau de incertezas, o senso comum acredita que é uma atividade desenvolvida por pessoas que se encaixam no primeiro perfil, que são pensadas como aquelas que estariam dispostas a enfrentar novos desafios e que não têm muito a perder. Entretanto, o que vemos é que, na prática, não é bem assim. Pessoas na faixa etária dos 30 e 40 anos, às vezes mais, estão se arriscando a iniciar o próprio como forma de se reinventar e de ser o próprio chefe”, explica Geroldo.
Mercado crescente
Ainda utilizando os dados da ABStartups, vemos que o número de empresas vêm crescendo de um ano para o outro. Em 2012, a Associação contava com cerca de 2,5 mil startups cadastradas, em 2017, esse número saltou para 5,1 mil.
“Aqui mesmo, em Ribeirão Preto, o número tem crescido. No Supera Parque de Inovação e Tecnologia, por exemplo, em 2014, o número de empresas atendidas era de um pouco mais de 20 startups. Hoje, são mais de 70 empresas instaladas no Parque, sendo 54 delas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 no Centro de Negócios e 8 na aceleradora SEVNA Startup”.
Geroldo comenta o que pode provocar sucesso e insucesso em uma startup. “São diversas variáveis que podem determinar o sucesso ou insucesso de uma startup. Exemplo disso, é a boa ou má gestão do negócio; se existe ou não demanda de mercado para a solução que a empresa está oferecendo; a dedicação do empreendedor para o desenvolvimento do seu negócio. Se o empreendedor não tiver disponibilidade para trabalhar na sua empresa, dificilmente ela dará certo”, finaliza.
Novas startups foram lançadas nesta semana
VELBRAX AGRO Empresa de desenvolvimento tecnológico dedicada à agricultura de precisão através do processamento de imagens aéreas e dados obtidos para inferir falhas de plantio, restituição de linhas em cana e análise vegetativa com a utilização de ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) também conhecidas por drones.
CHECK POINT ENERGIA Dispositivo de medição individualizada de grandezas elétricas, utilizando inteligência artificial para análise de consumo energético, com base nas grandezas medidas, oferecendo ao gestor industrial dados importantes de consumo além de informação de desperdícios de energia no equipamento e auxílio na tomada de decisão. A solução visa extrair a máxima eficiência de toda energia consumida no processo industrial.
GLUCO GEAR Inteligência artificial capaz de prever a curva glicêmica futura de cada indivíduo de forma personalizada e alertar sobre riscos de hipoglicemia ou hiperglicemia horas antes de ocorrerem.
ONE IT A One It surgiu para solucionar as dores dos vendedores de Distribuidoras, Revendas e Indústrias que vendem via portais de compras. Ela integra os portais de compra à sua plataforma e do outro lado, conecta com o ERP da empresa. Busca todas as cotações dos portais e entrega diretamente no ERP dos vendedores.
UP ANGEL Plataforma que visa facilitar as empresas à captar dinheiro e possibilitar aos Investidores o aumento de portfólio com rentabilidade maior que o mercado tradicional.
BIOSENSING A Biosensing coleta e monitora em tempo real os dados fisiológicos dos pacientes enquanto vivem suas vidas cotidianas; extrai conhecimento desses dados e por meio de seu modelo preditivo de doenças crônicas e distúrbios médicos, consegue identificar o surgimento de doenças silenciosas que afetam drasticamente a vida das pessoas e também prejudicam a gestão dos planos de saúde.
ADSROCK Plataforma on-line que torna o marketing digital um meio simples de vender seus produtos, possibilitando às empresas investirem de forma eficiente, convertendo investimentos em vendas. A plataforma automatiza e traz inteligência no processo de criação de campanhas no Facebook, Instagram e Google, criando inteligência e investindo de maneira correta nas mídias sociais, possibilitando aumento de mais de 300% nas vendas.
ALFRED DELIVERY Entregar para as pessoas os produtos de supermercado, farmácia, papelaria, ou qualquer produto que elas precisam no dia a dia de uma forma rápida e prática, por meio de shoppers espalhados pelas cidades para que possam receber o pedido e entregar “on demand” em até 1 hora.