O tenista Thiago Monteiro, número um do ranking nacional, esteve em Ribeirão Preto nesta quinta-feira (25) para participar de um torneio exibição no Tennis Country Clube. Em caráter festivo, o evento arrecadou alimentos que posteriormente serão doados.
Em entrevista exclusiva ao Tribuna, o tenista brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP (Circuito Mundial) – 88º lugar – falou sobre a temporada e os desafios para o ano de 2022.
“Tudo isso é fruto de um trabalho de muito tempo que agora eu estou colhendo. Consegui me manter no circuito da ATP, que é bastante difícil, competitivo e todo ano você precisa estar se renovando. Essa reta final de temporada foi muito positiva pra mim, consegui conquistar um challenger, fui vice duas vezes nas últimas semanas. Tive bom desempenho nos grand slams, na ATP e consegui me manter entre os 90 melhores do mundo. Agora eu tenho um calendário melhor definido para o ano que vem, consegui a vaga direta para o Australian Open”, afirmou Monteiro.
O evento contou com a presença do ex-tenista ribeirão-pretano Roberto Jábali, que competiu nos anos noventa e chegou a participar de competições como o US Open, um dos torneios mais tradicionais da ATP. Monteiro comentou sua primeira passagem por Ribeirão Preto.
“Estou muito feliz em participar, hoje tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Roberto Jábali, que teve uma carreira bonita no tênis. Estávamos conversando e ele falou sobre sua experiência numa etapa de Copa Davis que aconteceu aqui em Ribeirão em 1997. É minha primeira vez na cidade e fui muito bem recebido por todos. A ideia é mostrar o tênis e ver que o pessoal está se divertindo”, disse o tenista número 88 do mundo.
Aos 27 anos, Monteiro tem um currículo importante no cenário da modalidade. Ele tem como melhor marca no ranking ATP o 74º lugar. Venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga no Rio Open de 2016, conquistou 10 títulos em 16 finais disputadas, sendo seis vitórias no ITF Futures e quatro no ATP Challenger e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Também participaram do evento os tenistas André Miele, que foi considerado o melhor atleta juvenil do país em 2003, e o sertanezino João Sorgi, que já venceu o austríaco Dominic Thiem, que já ocupou o Top 3 do ranking da ATP e atualmente é o 15º melhor tenista do planeta. Sorgi também defendeu a seleção brasileira na Copa Davis de 2018.