Tribuna Ribeirão
Artigos

Novos veículos para novas vias

Na última segunda-feira, dia 31 de julho, anunciamos o início de operação de parte da nova frota de ônibus do transporte coletivo de nossa cidade. Agora os ônibus recebem a implantação de câmeras de vigilância e passam a circular já nos próximos dias. Nesta primeira fase, foram entregues 12 novos veículos como início de renovação total dos ônibus que circulam por nossa cidade e que será concluída até meados de 2024. Eles são pintados nas cores azul e branco como predo­minantes e têm detalhes em laranja em referência às linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade.

Os veículos entregues, com ano de fabricação e modelo 2023/2024 serão equipados com câmeras de segurança, têm elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade. Nós temos hoje em circulação, ônibus de 2012 e 2018, até meados de 2024, 100% dos novos ônibus serão zero quilômetro, com o seguinte cronograma: 12 a partir de agora, mais 154 até o final de agosto, sendo nessa primeira etapa 166 ônibus novos rodando zero quilômetro, com ar condicionado, entrada USB para carregar celular, internet grátis e suspensão pneumática, além de serem mais silenciosos.

A renovação da frota não para. Até o final de outubro, mais 38 veículos novos entram em circulação, quando então ultrapassaremos os 200 veículos substituídos por outros zero quilômetro e superaremos a meta de 155 veículos novos ain­da em 2023. Em 2024, concluiremos a renovação com mais de 300 ônibus novos na frota. Nós vamos passar a ter a partir de hoje, mais orgulho da nossa cidade, melhorando a mobilida­de urbana e realizando um transporte mais rápido e seguro.

As montadoras estão trabalhando a todo vapor, a nosso pedido e por solicitação do Consórcio PróUrbano para que em menos tempo possamos oferecer transporte de melhor qualidade aos passageiros, além de permitir mais comodidade e segurança no momento de pagar a passagem. Os veículos passarão a aceitar cartões de crédito e débito desde que os cartões sejam dotados do mecanismo que completa a operação por aproximação. Essa medi­da vai atrair para o transporte coletivo pessoas que fazem viagens esporádicas e, por isso, não possuem nossos cartões de pagamento.

As câmeras dos novos veículos farão acompanhamento em tempo real no Centro de Controle e Operação (CCO). Também incorporam qualidade, segurança e conforto, além de oferecer aos condutores ferramentas mais modernas de trabalho, como o sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos. E são ainda totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade redu­zida e idosos, assim como box para cadeirantes e pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia.

A renovação total da frota completará a total reformulação da mobilidade urbana em nossa cidade, já iniciada pelo Ri­beirão Mobilidade com a realização de obras viárias por todas as regiões, como foco prioritário no transporte coletivo, por meio dos 11 corredores estruturais exclusivos para ônibus. Todo o sistema passa por transformações que terão reflexos altamente positivos também no tráfego de outros veículos, que circularão por vias menos congestionadas.
Além de todas as qualidades, teremos ainda, com os novos ônibus, menor ruído de motor e redução significativa na emissão de poluentes. Este é o caminho que deve tomar as cidades que buscam colaborar com a sustentabilidade do planeta, melhorar a qualidade de vida e oferecer conforto aos seus cidadãos.

Postagens relacionadas

Neuropsicometria Cognitiva (17): Covid-19 e a Comunicação de Risco

Redação 1

Mudanças nas regras de pensão por morte

Redação 1

O governo perdeu o senso e o país recuperou o Censo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com