Tribuna Ribeirão
Artigos

Novos olhos para a segurança 

Duarte Nogueira * 
duartenogueira@ribeiraopreto.sp.gov.br 
 
Há pouco mais de um mês, no dia 16 de maio, entregamos para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) três novas viaturas, destinadas ao reforço da Ronda Escolar e da Patrulha Maria da Penha, oito motocicletas, um drone, 41 novos rádios transceptores, além de uma sala que funcionará como Central de Monitoramento. Essa central faz parte da segunda fase de investimentos do programa “Guardiões da Cidade”.  São 22 novas câmeras de monitoramento que foram instaladas em 10 diferentes pontos da cidade. Nos equipamentos, foram investidos R$ 3,2 milhões. 
 
As imagens geradas por essas câmeras serão monitoradas na base da GCM por agentes que passaram por treinamento específico para atuarem com o software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O investimento já deu seus primeiros resultados práticos, com flagrantes feitos pelos agentes a partir de imagens captadas pela Central de Monitoramento. 
 
São novos olhos que a segurança de nossa cidade passou a ter com a instalação dos novos equipamentos. Porque os responsáveis pela segurança urbana não podem estar em vários locais ao mesmo tempo, mas as câmeras podem. E diretamente de uma sala de monitoramento é possível direcionar as ações dos agentes que estão patrulhando pelas ruas e avenidas. Os equipamentos também ajudarão muito na integração da CGM com a Polícia Militar e a Polícia Civil, o que aprimora o trabalho já feito em parceria. 
 
Uma das tarefas mais importantes é garantir a integridade da população, segurança do patrimônio, segurança da vida e do bem estar de todos. A segurança pública é uma tarefa de todos. Temos trabalhado firmemente para melhorar a cada dia a segurança de nossa cidade, tanto investindo recursos próprios em equipamentos e novos programas quanto garantindo, junto a outras instâncias de governo, investimentos nas forças de segurança estadual e federal. 
 
O programa “Guardiões da Cidade” conta com 124 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, sendo que 40 câmeras (360º speed dome) estão no quadrilátero central e 84 câmeras fixas (bullet) distribuídas nas entradas e saídas da cidade. 
 
Como os equipamentos são integrados ao programa Detecta, as câmeras geram dados dos eventos para encaminhamento ao programa, que possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina e integram bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados. 
 
No final de maio, lançamos mais um conjunto de medidas de melhoria e integração tecnológica no âmbito da segurança pública. É um conjunto de ações, estratégias e incorporação tecnológica para integrar aquilo que cada corporação já faz muito bem de uma maneira ainda mais organizada, para que possamos ter uma cidade ainda mais segura. De acordo com os últimos indicadores da Secretaria de Segurança Pública, Ribeirão Preto hoje é uma das cinco cidades brasileiras, do porte de 500 mil a 1 milhão de habitantes, mais seguras, justamente pelas ações até aqui adotadas. 
 
Entre as novas ações, está a cooperação entre Prefeitura e Polícia Rodoviária Federal para a integração ao Sistema Alerta Brasil e também a parceria com a empresa privada, HD Center, para fornecimento de banco de dados de imagens de câmeras privadas para aplicação em segurança pública. São medidas tecnológicas que, acompanhadas do bom olho humano, vão melhorar ainda mais a nossa segurança. 
 
* Prefeito de Ribeirão Preto   

Postagens relacionadas

Sucesso marca I Feira do Livro da UNESP

Redação 1

O Canadá 

Redação 2

Sim, temos água a comemorar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com