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Novos e melhores caminhos para a mobilidade

Quem utiliza o transporte coletivo é quem mais sentirá a diferença, quando estiverem implantados os 56 quilômetros de corredores de ônibus na cidade. Mas quem utiliza o transporte individual também terá mais segurança viária e tráfego mais rápido para se locomover pela cidade, porque serão 27 obras re­alizadas pelo programa Ribeirão Mobilidade, com o objetivo de transformar a metrópole. Será menos tempo dentro dos ônibus para os mais de 4,1 milhões de usuários do transporte coletivo urbano. Com trajetos mais rápidos as pessoas terão mais tempo de convivência social, o lazer e a diversão.

Na sexta-feira passada, dia 2, apresentei o pacote de obras do Ri­beirão Mobilidade que já foram realizadas, as que se realizam agora, as que estão em licitação e as que ainda serão licitadas, num investimento total que se aproxima dos R$ 500 milhões. São R$ 310 milhões de re­cursos do Governo Federal – com parte já liberada e obras executadas – o restante virá do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. São obras para mudar as formas de tráfego, de locomoção em qualquer tipo de transporte escolhido. Com o objetivo principal de melhorar a vida das pessoas.

Vamos melhorar a sequência viária, diminuir os acidentes, tirar os pontos críticos que hoje geram mais congestionamento e liberar as vias através dos viadutos, dos túneis, das pontes para a cidade ser mais fluída e as pessoas poderem se locomover com mais frequência, regularidade e pontualidade. Queremos as pessoas nas ruas, praças e parques e com facilidade para acessar estes locais. Para isso vamos eliminar gargalos que atrapalham a mobilidade das pessoas.

Muitos projetos já estão em execução e as obras continuarão. Entregamos três pontes na avenida Francisco Junqueira. Elas ligam o importante bairro Campos Elíseos ao Centro da cidade, nas ruas José Bonifácio e Paraíba; Visconde de Inhaúma e Tamandaré e Barão do Amazonas e Benjamin Constant. As três pontes custaram R$ 2,2 milhões depois de a licitação propiciar um desconto de mais de R$ 500 mil, já que o valor estimado era de R$ 2,7 milhões.

Está em fase adiantada de execução a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, com investimentos de aproximada­mente R$ 25 milhões. A avenida, que permite o acesso ao comple­xo de bairros Ribeirão Verde, na zona Leste, terá também ciclovia de quatro quilômetros e rotatória de acesso à rodovia Anhanguera. Uma obra esperada há mais de duas décadas por moradores de uma região composta por vários e populosos bairros.

O recapeamento de vias concluído recentemente e em exe­cução representam 170 trechos em dezenas de bairros das zonas Oeste, Norte e Sul. Há licitação aberta para recapeamento nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Os investimentos recentes, em recapeamento, somam quase R$ 17 milhões. Está em execução a recuperação de 5,8 quilômetros da estrada do Piripau, ampliação de 1,3 quilômetro da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, que ligará as zonas Sul e Oeste, além da readequação viária, com abertura de rotatória e semaforização das avenidas Portugal, 9 de Julho, Antônio Diederichsen e Costábile Romano.

Em licitação estão a duplicação e prolongamento da avenida Dina Rizzi, a construção de viaduto na avenida Brasil com avenida Mogiana, construção de ponte sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Maria de Jesus Condeixa, corredores de ônibus nas avenidas D. Pedro I, Saudade e do Café, rua São Paulo e ciclovias nas avenidas Octavio Golfeto e via Francisco Maggioni.

Ainda serão licitados corredores do transporte coletivo na avenida Presidente Vargas, o Norte x Sul com quatro trechos, corredores Leste x Oeste com dois trechos e da região central e ainda túnel de ligação na avenida Independência x avenida Presi­dente Vargas, sob a avenida 9 de julho.
A cidade será outra. O trânsito terá muito mais fluidez e as pessoas se deslocarão de forma mais rápida para seus destinos. Um novo tempo para a cidade.

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