No atual mandato de Duarte Nogueira (PSDB) à frente da prefeitura de Ribeirão Preto, que começou em 1º de janeiro de 2017 e termina neste dia 31 de dezembro, ocorreram 24 mudanças no alto escalão. Foram 15 baixas e nove remanejamentos em 17 das 26 secretarias, autarquias, coordenadorias, empresas de economia mista e principais repartições municipais, 65,4% do total.
Neste mês, o prefeito já anunciou os nomes para o próximo mandato. Nos primeiros quatro anos de governo, porém, não houve mudanças em oito dos 26 setores principais, 30,8% do total. Além disso, Carolina Vilela se afastou da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (CBEA) para disputar uma vaga na Câmara pelo Progressistas (PP), mas já retornou ao posto.
Não ocorreram alterações até o final deste mandato em três secretarias municipais, as de Saúde, da Fazenda e da Casa Civil, no Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) e na Fundação Dom Pedro II. Seguem no cargo até 31 de dezembro, respectivamente, Sandro Scarpelini, Manoel de Jesus Gonçalves, Nicanor Lopes, Afonso Reis Duarte e Mariana Jábali.
Duarte Nogueira também não precisou mudar o comando do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) chefiado por Maria Regina Ricardo, e da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), cujo superintendente desde o início de 2017 é Antonio Carlos de Oliveira Junior.
A última baixa no secretariado tucano, em 4 de setembro, foi a saída da procuradora Jéssica Helena Rocha Vieira Couto. Ela deixou o comando da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, cargo que ocupou por oito meses, desde janeiro de 2020. No lugar dela assumiu Marcelo Tarlá Lorenzi, que já exercia o cargo concursado de procurador do município.
Desde o começo da administração tucana, a pasta já foi comandada pelo também procurador Alexsandro Fonseca Ferreira e pelo advogado Ângelo Roberto Pessini. Em 10 de agosto, o ex-diretor de relações institucionais e de competitividade da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), José Eduardo Molina, assumiu a Secretaria Municipal de Turismo em substituição a Edmilson Carlos Domingues.
Em 29 de maio, Ricardo Aguiar deixou a Secretaria Municipal de Esportes (SME) e foi substituído por Marcos de Melo Pacheco, técnico do Vôlei Ribeirão. Em 29 de abril, Renata Côrrea Gregoldo deixou a presidência do Fundo Social de Solidariedade e Mônica da Costa Noccioli saiu da Superintendência da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Mariana Jábali assumiu o Fundo Social e Domingos Antonio Fortuna Filho substituiu Noccioli na GCM. Antes, em 22 de janeiro, a advogada e procuradora Jéssica Helena Rocha Vieira Couto foi nomeada secretária municipal de Negócios Jurídicos no lugar de Ângelo Roberto Pessini Junior.
Ele também comandava a Administração e deixou o cargo para se dedicar integralmente ao escritório de advocacia. Foi substituído por Marine Oliveira Vasconcelos. Em 16 de dezembro do ano passado, Renata Corrêa Gregoldo assumiu a presidência do FSS em substituição à ex-primeira-dama e advogada Samanta Pineda.
Também deixaram o governo tucano Guatabi Bernardes Costa Bortolin (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto, Coderp), Suely Vilela e Luciana Andrade Rodrigues (Educação), Otávio Okano (Meio Ambiente), Alexsandro Fonseca Ferreira (Negócios Jurídicos), José Carlos Ferreira de Oliveira Filho (Cultura) e Ruy Salgado Ribeiro (Planejamento e Gestão Pública).
Chegaram Aurílio Sérgio Costa Caiado (Coderp), Marine Oliveira Vasconcelos (Administração), Felipe Elias Miguel (Educação), Alberto José Macedo Filho (Governo), Sônia Valle Walter Borges de Oliveira (Meio Ambiente), Luís Eduardo Garcia (Infraestrutura) e Guido Desinde Filho (Assistência Social).
Também chegaram ou foram remanejados durante o mandato Isabella Pessotti (Cultura), Edson Galan Mielli e Joselito Campos (Coordenadoria de Limpeza Urbana, a CLU), Nilson Rogério Baroni (Companhia Habitacional Regional, a Cohab-RP) e Rennata Bianco (Coordenadoria de Comunicação Social, a CCS).
Alguns secretários acumulavam duas pastas, como Ângelo Pessini (Administração e Negócios Jurídicos), Nicanor Lopes (Governo e Casa Civil, onde permanece) e Pedro Luiz Pegoraro (Infraestrutura e Obras Públicas, ainda sob seu comando). Outros foram remanejados de cargo.
Estão nesta lista Alexandre Betarello (deixou a Infraestrutura e a CLU e hoje está no Departamento de Água e Esgotos, Daerp), o vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa (saiu da Assistência Social), o jornalista Guto Silveira (deixou a CCS e foi para o Daerp) e Edsom Ortega Marques (estava na Cohab-RP e hoje é secretário de Planejamento e Gestão Pública).
Posse de Nogueira e vereadores será neste dia 1º
A cerimônia de posse do prefeito Duarte Nogueira e dos 22 vereadores eleitos para o exercício 2021/2024 será realizada nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro, às 10 horas na Câmara Municipal. Por conta da pandemia da covid-19 e as medidas restritivas, apenas os eleitos, além da imprensa, estarão na solenidade. A cerimônia será transmitida pela TV Câmara.
Em seguida, no Palácio Rio Branco, Nogueira empossará os integrantes do primeiro escalão. A solenidade simbólica será online. Na Câmara, os vereadores elegerão a Mesa Diretora. Alessandro Maraca (MDB) deve obter o voto da maioria e se tornar o novo presidente da Casa.
O secretariado de Nogueira para o novo mandato
SECRETARIA DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Eduardo Molina
SECRETARIA DA SAÚDE
Sandro Scarpelini
SECRETARIA DE NEGÓCIOS JURÍDICOS
Marcelo Tarlá Lorenzi
SECRETARIA DE GOVERNO
Antonio Daas Abud
SECRETARIA DE OBRAS
Pedro Pegoraro
SECRETARIA DA CASA CIVIL
Ricardo Aguiar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
Felipe Elias Miguel
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Renata Bianco
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS MUNICIPIÁRIOS (IPM)
Maria Regina Ricardo
FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Mariana Jábali
FUNDAÇÃO PEDRO II
Nicanor Lopes
COHAB
Nilson Baroni
FISCALIZAÇÃO GERAL
Antônio Carlos Muniz
DAERP
Afonso Reis Duarte
SECRETARIA DA CULTURA
Isabella Pessoti
GUARDA CIVIL METROPOLITANA
Domingos Fortuna
COORDENADORIA DO BEM ESTAR ANIMAL
Carolina Vilela
SECRETARIA DA FAZENDA
Demerval Prado Júnior
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Daniel Gobbi
SECRETARIA DE ESPORTES
André Trindade
SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO
André Almeida Morais
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
Samuel Solito
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Renata Corrêa Gregoldo
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
Carlos Alencastre
TRANSERP
Marcelo Santos Galli
PROCON
Ana Paula Gentile
SASSON
Tássia Correa Rezende
COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL
Tiago Caldeira
CODERP
Marine Vasconcelos