O novo percurso da Meia Maratona Tribuna Ribeirão foi apresentado na última semana. O trajeto de 21 quilômetros da edição de 2019 conta com algumas modificações e é completamente inédito. Visando cada vez mais passar pelas principais avenidas da cidade, nesta edição, a distância da avenida Presidente Vargas foi ampliada. Também foi adicionada ao trajeto a avenida José Adolfo Bianco Molina, passando pela Praça da Bicicleta, locais visualmente atrativos.
Segundo um dos organizadores da Meia Maratona, Fabiano Ribeiro, as mudanças visam melhorar a qualidade do percurso, levando em consideração a opinião dos próprios corredores. O organizador também afirma que nesta edição o trajeto está mais plano e com menos subidas.
“O grande detalhe do percurso é que ele é novo, inédito. Um dos objetivos da Meia Maratona é cada vez mais passar pelas principais avenidas de Ribeirão Preto. Conseguimos ampliar o trajeto pela Presidente Vargas, passando pela Avenida José Adolfo Bianco Molina, na Praça da Bicicleta, que são lugares muito bonitos. Com isso nós conseguimos diminuir o zigue-zague dentro de voltas nos Olhos D´Água, que foi uma das principais reclamações dos corredores no ano passado. Também diminuímos as subidas, ainda existem, mas diminuíram”, afirmou Fabiano Ribeiro.
Vale lembrar que todas as modificações foram pensadas em conjunto entre a organização do evento, Transerp, Polícia Militar, Prefeitura de Ribeirão Preto e autoridades de trânsito, que também vão dar todo o suporte para os bloqueios necessários no dia do evento. A organização vai disponibilizar cerca de 400 estafes para fechamento das ruas e apoio aos atletas. A Transerp é uma das grandes apoiadoras do evento e foi quem sugeriu o novo percurso da Meia Maratona.
Mais de 80 cidades
Em 2018, foram inscritos corredores de 82 diferentes cidades, de seis estados do país. No total, mais de 3 mil participantes estiveram presentes. Eles demoraram cerca de 5 minutos para passar pelo pórtico de largada, dentro do estacionamento do RibeirãoShopping (área da antiga Santa Emília, ao lado do Carrefour), mesmo local da chegada.
Todo o trânsito foi interditado para a prova, graças a um trabalho conjunto coordenado pela Transerp, com apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Entrevias e Guarda Civil Municipal, além de cerca de 300 staffs contratados pela organização.
Confira o percurso: Largada no Ribeirão Shopping, segue pela avenida José Cesário da Silva (sentido Unip), vira no primeiro retorno na mesma avenida, rotatória Unip, avenida Presidente Vargas, vira a direita na avenida José Adolfo Bianco Molina, contona a Praça da Bike, retorna pela avenida José Adolfo Bianco Molina, vira a direita na avenida Presidente Vargas, contorno na rotatória da avenida Professor João Fiúsa, retorno pela avenida Presidente Vargas (o trecho em negrito é a principal novidade no percurso) até a rotatória UNIP, avenida Carlos Consoni, avenida professor João Fiúsa, Olhos D´Água, retorno pela avenida professor João Fiúsa, Marginal do Condomínio dos Buritis, retorno para a avenida professor João Fiúsa, Marginal Tom Jobim, contorno praça do Jardim Botânico, retorno à Marginal Tom Jobim, avenida professor João Fiúsa, avenida Carlos Consoni, rotatória, avenida Presidente Vargas, rotatória no cruzamento da avenida José Adolfo Bianco Molina, retorno pela avenida Presidente Vargas, acesso ao Ribeirão Shopping e chegada (acompanhe pelo mapa abaixo).
Inscrições vão até 18 de agosto
As inscrições para 9ª Meia Maratona Tribuna Ribeirão se encerram no próximo dia 18 de agosto. Eduardo Ferrari, um dos organizadores do evento, destacou o bom ritmo de inscrições e a expansão da prova. “O ritmo de inscrição está bom. Acredito que vamos superar as expectativas. Ano passado tivemos atletas inscritos de 82 cidades, cinco estados e o Distrito Federal, o que mostra que a Meia Maratona de Ribeirão se tornou uma prova que já ultrapassou as fronteiras da região e do estado. Ela fomenta o turismo esportivo”, afirma Eduardo Ferrari, um dos organizadores da Meia. Com o trabalho em equipe, sempre visando melhorar cada vez mais as condições da prova, a tendência é que mais novidades surjam nos próximos anos. A Meia Maratona integra o calendário de eventos em comemoração ao aniversário da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). A prova faz parte dos calendários municipal e estadual de eventos esportivos e faz uma homenagem ao Dia dos Bombeiros.