Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Novembro Azul: câncer de próstata mata um a cada 15 dias em RP

PIXABAY

João Camargo

O câncer de próstata ainda é um grande tabu para a popula­ção masculina em geral. Apesar disso, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. De acordo com infor­mações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e dos dados do Atlas de Mortalidade por Cân­cer de 2018, o número de mor­tes por essa modalidade foi de 15.576. Ainda segundo o Inca, em 2020, a estimativa de novos casos é de 65.840.

Em Ribeirão Preto, em 2019, foram registrados 43 óbitos por neoplasia maligna de próstata, segundo informações do Pro­grama de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde.

No entanto, para que isso deixe de ser um tabu para os homens, anualmente é realizada a campanha “Novembro Azul” que, além de ter foco no alerta para o câncer de próstata, busca conscientizar a população mas­culina sobre sua saúde pessoal.

Para o psicólogo Felipe Areco, as campanhas realiza­das no mês de novembro são cruciais para essa quebra de paradigma. “A gente sabe que, muitas vezes, falta informação para as pessoas e, principal­mente, para os homens que são os principais personagens des­sa história toda. A questão do constrangimento e o próprio medo de afetar a masculinida­de do homem fazem com que eles adiem o exame ou fiquem protelando e deixando para de­pois”, comentou.

De acordo com o uro­logista José Fabiano Dócusse, ainda não existem meios de pre­venir o aparecimento do câncer de próstata

Apesar da necessidade da realização do exame médico, o urologista José Fabiano Dócusse ressalta que ainda não existem meios de prevenir o apareci­mento do câncer de próstata. Por conta disso, o diagnóstico precoce continua sendo a maior arma para a cura da doença.

“Quando descoberta pre­cocemente, a doença tem boas chances de cura. Por isso, a im­portância de realizar um diag­nóstico precoce, devendo o homem procurar o urologista mesmo não apresentando ne­nhum sintoma”, disse Dócusse.

O urologista ressalta ainda que, nas fases iniciais, o pa­ciente não apresenta sintomas. Porém, com o avanço da do­ença, ele pode apresentar difi­culdades para urinar, micção sanguinolenta e dores ósseas, principalmente, nas regiões da coluna e quadril.

Saúde masculina em Ribeirão Preto
A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto co­municou que, todos os anos, desenvolve ações voltadas para a saúde do homem com uma abordagem mais ampla, visto que a principal causa de óbito na população masculina é por do­enças do aparelho circulatório.

Na cidade, de acordo com o levantamento mais recente, de 2018, as três principais causas de óbitos em homens foram ligadas a doenças do aparelho circulató­rio (650), neoplasias (475) e cau­sas externas (271).

“Com esse panorama é im­portante abordar e alertar a população masculina para o cuidado integral de sua saúde e para as ações de promoção e prevenção a respeito das princi­pais medidas preventivas para o incentivo a estilos de vida saudá­veis”, informou a pasta por meio de nota.

Entre eles estão: a alimen­tação saudável, a prática de ati­vidade física, a manutenção do peso corporal, a cessação do ta­bagismo e do consumo de bebi­das alcoólicas.

Próstata, o que é?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdô­men. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

Em relação ao câncer de próstata, mais do que qualquer outro, é considerado da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diag­nósticos (exames), pela melhoria na quali­dade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cres­ce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Postagens relacionadas

TAM Aviação Executiva inaugura Sala VIP: a mais moderna para a aviação executiva em Congonhas

Redação 10

Caixa coleta dados de servidores

William Teodoro

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com