O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PDSB) anunciou, por meio de suas redes sociais, que a partir de agora parte da avenida Nove de Julho, que atravessa vários bairros – Higienópolis, Jardim Sumaré, Vila Seixas –, será fechada ao tráfego de veículos uma vez por mês para a realização do projeto Rua Aberta. A decisão foi tomada após o sucesso da iniciativa, que no último domingo, 29 de setembro, fechou quatro quarteirões da via pública para a realização de eventos culturais.
Cerca de quatro mil pessoas compareceram. A avenida foi interditada das oito às 15 horas, entre as ruas Garibaldi e Barão do Amazonas, para apresentações musicais, de dança, capoeira, exposições, feiras orgânicas, de adoção animal e brincadeiras de rua. A iniciativa organizada por movimentos cultuais da cidade é semelhante ao projeto realizado todos finais de semana na avenida Paulista, em São Paulo.
O prefeito afirmou que: “Vamos fazer assim pelos próximos meses, no último domingo do mês. A partir do ano que vem, a nossa tentativa é fazer com que aconteça todos os domingos. Mas, primeiro, precisamos nos organizar, ver como vai ser o comportamento de cada participante para fazer uma coisa bacana. Isso é a cidade conversando com ela própria, mais pacífica”.
O evento marcou o encerramento da I Semana da Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto. Realizada pelo o Movimento Ruas Vivas, promoveu uma série de atividades e ações com o objetivo de sensibilizar para as questões ligadas a mobilidade urbana, dar visibilidade para as situações negligenciadas, disseminar informações e discutir a implementação de medidas efetivas para o setor.
Houve apresentação de bandas de rock, exposição de artes, food trucks, feiras de artesanato, palhaços pelo ambiente alegrando as crianças, adoção de pets, distribuição de mudas de árvores, brincadeiras para crianças, palhaços, entre outras atividades, em um ambiente aconchegante que mobilizou a população. O time do Vôlei Ribeirão, também participou das atividades e interagiu com os torcedores e teve também abraço de graça.